E foi lançado o Firefox 80 com suporte para aceleração VA-API no X11 e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, a Mozilla nunciou um novo lançamento, o Firefox 80, uma nova versão principal que veio depois de uma versão 79 que não introduziu nenhuma atualização de manutenção, o que é uma boa notícia porque significa que ele não tinha grandes bugs, mas também é estranho ou incomum.
Novidades do Firefox 80
Entre as mudanças mais interessantes, estão duas novidades, mas uma delas para macOS e outra para Windows.
Os usuários do sistema operacional Microsoft verão como o tema do navegador muda automaticamente dependendo do tema, claro ou escuro, que estamos usando no sistema operacional.
Os usuários do sistema operacional de desktop da Apple verão como as preferências de energia do WebGL permitem que aplicativos e miniaplicativos críticos de baixo desempenho solicitem a GPU de baixa potência em vez da GPU de alta potência em sistemas multi-GPU.
De acordo com a nota de lançamento, o Firefox 80 chega com estas novidades:
- Suporte para aceleração VA-API em X11 no Linux.
- O Firefox agora pode ser definido como o visualizador de PDF do sistema padrão.
- O nome relatado pelas ferramentas de acessibilidade para itens em controles de árvore de vários níveis não inclui mais informações de item incorretas em níveis mais profundos, fornecendo aos usuários o nível correto de conteúdo ao usar um leitor de tela.
- Correção de várias falhas ao usar um leitor de tela, incluindo uma falha frequente ao usar o leitor de tela JAWS.
- As ferramentas de desenvolvimento do Firefox receberam correções significativas que permitiram aos usuários de leitores de tela tirar proveito de algumas das ferramentas que antes eram inacessíveis.
- Os elementos de título e descrição SVG (tags e descrições) agora estão devidamente expostos a produtos de tecnologia assistiva, como leitores de tela.
- Para usuários com configurações de movimento reduzido, eles reduziram um número de animações, como carregamento de guia, para reduzir o movimento para usuários com enxaqueca e epilepsia.
- A nova lista de blocos de plug-ins foi habilitada para melhorar o desempenho e a escalabilidade.
Com instalar o Firefox 80
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 78.0.1 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar o Firefox 78.0.1 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais