E o Firefox 80.0.1 já está disponível para download com correções importantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Atualmente, o Firefox recebe atualizações importantes a cada quatro semanas, em comparação com seis de acordo com a política de atualização antiga da Mozilla, então correções como a lançada hoje também chegam em um ritmo mais rápido.
Se a cadência de lançamento acelerado do Mozilla está compensando ou não, é algo que ainda está para ser determinado.
Agora, a Mozilla lançou uma nova versão do seu navegador, o Firefox 80.0.1, desta vez com o foco exclusivo em corrigir problemas no aplicativo.
Novidades do Firefox 80.0.1
O Firefox 80.0.1 é a primeira revisão da versão 80 e, de acordo com o changelog oficial, há cinco correções diferentes nesta versão, e todas são igualmente importantes para os usuários.
As seguintes correções fazem parte do Firefox 80.0.1 lançado recentemente:
- Corrigida uma regressão de desempenho ao encontrar novos certificados CA intermediários (bug 1661543);
- Falhas corrigidas possivelmente relacionadas a redefinições de GPU (bug 1627616);
- Renderização corrigida em alguns sites usando WebGL (bug 1659225);
- Corrigido o atalho de teclado ampliado em compilações de idioma japonês (bug 1661895);
- Problemas de download corrigidos relacionados a extensões e cookies (bug 1655190).
Embora o bug de regressão de desempenho tenha sido descoberto há apenas alguns dias, o problema de redefinições da GPU ao qual o Mozilla está se vinculando foi relatado pela primeira vez há cinco meses, com a correção publicada pela primeira vez no Nightly build.
De acordo com um engenheiro da Mozilla, é assim que o patch resolve o problema nesta atualização do Firefox:
“O patch adiciona uma verificação de ponteiro nulo, o que evita o travamento. A renderização resultante pode não ser completamente correta, uma vez que a superfície da máscara (inferida a partir de rastreamentos de pilha de relatórios de falha) não está disponível, mas deve ser preferível e recuperável em vez de falha.”
Desnecessário dizer que os usuários são recomendados a baixar a nova versão do Firefox o mais rápido possível, especialmente se eles já encontraram os bugs detalhados na nota de lançamento.
Com instalar o Firefox Firefox 80.0.1
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 78.0.1 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais