E foi lançado o Firefox 78.0.1 para solucionar um problema com buscadores. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Menos de 48 horas atrás, a Mozilla lançou o Firefox 78.0, a última grande atualização que, além de chegar com as novidades habituais, também era novidade por ser a nova versão do ESR.
Os usuários do Firefox 68 ESR, portanto, irão para o Firefox 78 ESR e receberão todas as atualizações que a empresa fox incluiu nos últimos 10 meses aproximadamente.
Um dia depois, o primeiro lançamento de manutenção chegou, um Firefox 78.0.1 que, se não sair mais informações nas próximas horas, chegou para corrigir um único bug.
Novidades do Firefox 78.0.1
Como vemos na nota de suas notícias, o Firefox 78.0.1 foi lançado ontem, 1º de julho e, na seção de mudanças, vemos apenas um: “Corrigido um problema que fazia com que os mecanismos de pesquisa instalados não ficassem visíveis ao atualizar de uma versão anterior”.
Os mecanismos de pesquisa podem ser adicionados a partir da caixa especialmente projetada, como aparece na imagem do cabeçalho, clicando no símbolo de adição.
Segundo a Mozilla, os mecanismos adicionados no Firefox 77 ou anterior não funcionavam no Firefox 78 e, por esse motivo, eles tiveram que lançar uma atualização corretiva em menos de um dia.
A versão mais recente do Firefox também introduziu novos recursos em relação aos requisitos mínimos, deixando de lado algumas versões dos usuários de macOS e Linux que não podem instalar o GNU libc 2.17, libstdc++ 4.8.1 e GTK + 3.14 ou posterior.
Com instalar o Firefox 78.0.1
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 78.0.1 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar o Firefox 78.0.1 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais