E foi lançado o Firefox 77.0.1 com correção de problema da versão 77. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, alguns dias após a empresa lançar oficialmente o Firefox 77, a Mozilla lançou o navegador Firefox 77.0.1 para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux.
Novidades do Firefox 77.0.1
A nova versão é o Firefox 77.0.1 e vem com uma única correção referente ao DNS sobre HTTPS. O changelog explica o seguinte:
“Seleção automática desativada de provedores de DNS sobre HTTPS durante um teste para permitir uma implantação mais ampla de uma maneira mais controlada.”
A Mozilla discute ainda o problema em um relatório publicado no Bugzilla, onde a empresa explica que o lançamento do DNS por HTTPS pode causar problemas para alguns fornecedores, inclusive para o NextDNS.
“Precisamos ser capazes de implementar isso gradualmente, para não sobrecarregar nenhum provedor. Até a execução a seco envolve até 10 solicitações por cliente, o que pode ser muito significativo quando toda a população de lançamentos é atualizada”, explica um engenheiro.
A Mozilla explica que, devido ao problema descoberto, o lançamento do Firefox 77 foi suspenso, e agora os usuários recebem a nova versão que está disponível hoje. Em outras palavras, a instalação do Firefox 77.0.1 agora é possível diretamente para usuários de versões anteriores.
“Isso impede um recurso que parece efetivamente fazer DDoS no NextDNS, um de nossos provedores de DNS sobre HTTP. Este patch está bloqueando o lançamento do Fx77”, diz aMozilla.
O Firefox agora está recebendo atualizações em um ritmo mais rápido, pois a Mozilla planeja lançar novas versões principais a cada quatro semanas. Isso significa que revisões menores, como a que está entrando no ar hoje, também estão indo ao ar em uma cadência mais rápida.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
A próxima grande compilação do Firefox é a versão 78, com lançamento programado para 30 de junho para todas as plataformas de desktop suportadas.
Esta versão virá com grandes mudanças para o macOS e Linux, e você pode ler mais sobre isso nesse artigo.
Com instalar o Firefox 77.0.1
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox 77.0.1 aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar o Firefox 77 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais