De acordo com Martin Stránský, da Red Hat, o Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland.
Parece que o futuro da aceleração de hardware no Linux passa por Wayland, ou pelo menos isso implica alguns dos movimentos mais notáveis que estão sendo vistos no Firefox e que estão sendo promovidos pela Red Hat, a empresa que marca os designs de desktop Linux através do Fedora e sua comunidade correspondente.
O Firefox 75 ofereceria suporte à aceleração de hardware via VA-API em conjunto com o FFmpeg ao usar o navegador no Wayland, mas esse suporte será limitado ao codec H.264 e abandonará o VP9 , o codec desenvolvido pelo Google e o principal concorrente do H.264.
Felizmente, o suporte à decodificação ou reprodução através do VP9 chegará logo após a chegada do H.264, especificamente no Firefox 76.
Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland
Mais uma vez, esse avanço vem das mãos de Martin Stránský, funcionário da Red Hat que está contribuindo para o suporte aprimorado do Firefox para Wayland e reprodução de vídeo via aceleração de hardware.
No relatório de erros que anuncia o suporte futuro do VP9, pode-se verificar que isso ocorrerá através do VA-API (o mesmo que com o H.264) e será suportado pelo Wayland.
Depois de muitos anos sendo superado pelo Chrome/Chromium em quase todos os aspectos, parece que Wayland pode representar a oportunidade que o Firefox precisa para começar a voar no Linux, possivelmente o terreno onde está tendo o pior desempenho contra a tecnologia do Google.
Essa situação pode dever-se ao fato de a Mozilla preferir se concentrar no Windows, o sistema em que tem mais usuários, enquanto as melhorias para o Linux são provenientes principalmente da Red Hat.
A data de lançamento estável do Firefox 76 está prevista para 5 de maio de 2020, portanto, o suporte ao VP9 chegará logo após o do H.264.
O fato de contar com Wayland poderia explicar o recente anúncio do suporte ao Flatpak e a existência de uma versão no formato Snap, no entanto, aqueles que ainda se apegam aos pacotes de dependência tradicionais podem pesquisar ou solicitar a inclusão de um iniciador Firefox no Wayland, que no Fedora 31 pode ser obtido instalando o pacote “firefox-wayland”.
Em casos extremos, você pode modificar a entrada no iniciador do ambiente da área de trabalho e colocar a variável de ambiente “MOZ_ENABLE_WAYLAND=1” antes do comando que inicia o navegador. Como no exemplo abaixo:
MOZ_ENABLE_WAYLAND = 1 firefox
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak