Firefox 73 já está disponível nos repositório do Ubuntu e derivados

Poucos dias depois do lançamento da ultima versão do navegador da Mozilla, o Firefox 73 já está disponível nos repositório do Ubuntu e derivados.

Lançado no início desta semana, em 11 de fevereiro, o navegador de código aberto Firefox 73 apresenta várias melhorias para tornar sua experiência de navegação mais agradável.

Firefox 73 já está disponível nos repositório do Ubuntu e derivados
Firefox 73 já está disponível nos repositório do Ubuntu e derivados

Agora, o navegador Firefox 73 chegou aos repositórios de software estáveis ​​de todas as versões suportadas do Ubuntu Linux e os usuários agora podem atualizar suas instalações.

Firefox 73 já está disponível nos repositório do Ubuntu e derivados

Se você estiver usando o Ubuntu, poderá atualizar o navegador Firefox para o Firefox 73, que pode ser instalado no Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e versões do sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) a partir do os principais arquivos.

Para atualizar o Firefox, basta abrir o utilitário “Atualizador de Software” e instalar todas as atualizações disponíveis.

Como alternativa, você pode atualizar apenas o navegador Firefox na linha de comando, usando os comandos listados abaixo:

sudo apt update
sudo apt install firefox

Certifique-se de reiniciar todas as instâncias do Firefox em execução após atualizar para a nova versão.

Novidades do Firefox 73

Entre as melhorias desta versão, vale mencionar a capacidade de adicionar um nível de zoom padrão personalizado que se aplica a todo o conteúdo Web.

O Firefox vem com um nível de zoom de 100% por padrão, mas agora pode ser alterado para o que for mais adequado às suas necessidades, graças ao novo menu suspenso “Zoom padrão” implementado na seção Zoom nas configurações de “Idioma e aparência”.

Além disso, o Firefox 73 também apresenta um provedor alternativo de DNS sobre HTTPS, o NextDNS, além do Cloudflare, que permanece o resolvedor de DNS sobre HTTPS padrão. Para alterar o provedor DNS sobre HTTPS de Cloudflare para NextDNS, você precisa visitar a caixa de diálogo “Configurações de rede” em “Preferências”.

O Firefox 73 também atualiza o modo de alto contraste para permitir imagens de segundo plano, melhora a qualidade do áudio ao reproduzir áudio em velocidades mais rápidas ou mais lentas e melhora a detecção automática de codificações de texto herdadas em páginas da web antigas que não declaram explicitamente suas codificações de texto.

Outras formas de instalar o Firefox 73

Os usuários do Linux podem obter os binários para sistemas de 64 bits e 32 bits, além de um pacote Snap e o tarball do código fonte.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

Post Views: 223

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.