E foi lançado o Firefox 73.0.1 com correções para Linux, falhas do Windows e outros recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, a Mozilla lançou o Firefox 73.0.1 hoje, 18 de fevereiro de 2020, no canal Stable para Windows, macOS e Linux.
Novidades do Firefox 73.0.1
O Firefox 73.0.1 vem com correções de falhas para usuários de dispositivos Windows e Linux.
Esta versão também corrige uma perda de funcionalidade do navegador em determinadas circunstâncias e problemas de conectividade do site do RBC Royal Bank.
O Firefox 73.0.1 resolveu falhas de inicialização causadas por softwares de segurança de terceiros, como G DATA e 0patch, quando executados em sistemas Windows, um problema relatado há um mês que faria com que a interface do usuário do navegador bloqueasse e impedisse a abertura de URLs.
A Mozilla também mencionou esse problema nas notas de lançamento da versão 73.0, dizendo que “Usuários com software de segurança 0patch podem encontrar falhas na inicialização após a atualização para o Firefox 73.
Isso será corrigido em uma versão futura do Firefox. Como solução alternativa, uma exclusão para o Firefox .exe pode ser adicionado nas configurações do 0patch”.
Esta versão também corrigiu uma perda de funcionalidade do navegador quando os usuários ativam configurações personalizadas de anti-exploração ou quando o navegador da Web está sendo executado no modo de compatibilidade do Windows.
Esse bug impediria que os usuários abrissem URLs, conforme confirmado pelos relatórios do usuário (1, 2, 3) após a atualização para o Firefox 73.
As falhas do navegador que afetam alguns usuários do Linux (Arch, Fedora Rawhide e mais) ao reproduzir conteúdo criptografado com o novo plugin Widevine também foram resolvidas na versão 73.0.1.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 73.0.1 corrige um problema que levaria a uma saída inesperada ao sair do modo Visualização de impressão e resolve problemas de conectividade ao tentar visitar o site do RBC Royal Bank.
Novo provedor DNS sobre HTTPS adicionado em 73.0
A versão estável anterior do Firefox adicionou o NextDNS como um novo provedor de DoH, correções de bugs e alterações no desenvolvedor, além de configurações de zoom padrão e melhorias no tema de alto contraste.
O NextDNS agora pode ser usado como um provedor adicional que pode ser usado com o recurso DNS sobre HTTPS (DoH) do Firefox para criptografar todas as solicitações de DNS para impedir o rastreamento e melhorar a privacidade enquanto navega na web.
Para ativar o DoH no Firefox e configurá-lo para usar o NextDNS, você pode ir para Opções -> Geral -> Configurações de rede. Então você precisa rolar para baixo e marcar ‘Ativar DNS por HTTPs’ e selecionar NextDNS como o provedor.
Esta é uma mudança bem-vinda pelos usuários, uma vez que, quando o recurso DoH foi lançado, a Mozilla incluía apenas suporte para os servidores DoH da Cloudflare por padrão, o que fazia as pessoas pensarem em um controle excessivo sobre os dados dos usuários do Firefox que estavam sendo dados a uma única empresa.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Com instalar o Firefox 73.0.1
A atualização de manutenção do Firefox 73.0.1 agora está sendo lançada no canal estável, o que significa que os usuários dos sistemas macOS e Windows agora podem atualizar suas instalações por meio de atualizações OTA (Over-the-Air).
Por outro lado, os usuários do Linux terão que esperar o Firefox 73.0.1 chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap