Firefox 70 lançado com modo escuro e outras pequenas novidades e correções

A Fundação Mozilla anunciou o lançamento de uma pequena atualização de seu navegador, o Firefox 70. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.

Firefox 70 lançado com modo escuro e outras pequenas novidades e correções
Firefox 70 lançado com modo escuro e outras pequenas novidades e correções

Agora, a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 70 com pequenas melhorias e correções.

Apesar de ser uma nova versão do navegador, o Firefox 70 não vem com uma grande lista de notícias, mas algumas são bastante interessantes.

Novidades do Firefox 69

Uma de suas principais novidades do Firefox 70 que se destacam e podem ser percebidas logo após a atualização da versão anterior do navegador ou a instalação, é o modo escuro, que foi incluído por padrão no navegador, para que os usuários não precisem mais ativar manualmente esse modo e, dessa forma, o Firefox se junte a essa tendência.

Para aqueles que não gostam desse modo a boa notícia é que é possível removê-lo, basta acessar “about:config” e nas opções pesquisar “browser.in-content.dark-mode” e alterar para “disable”.

Outra das mudanças que encontraremos na nova versão do Firefox 70 é a barra de endereços, porque aqui podemos ver que as páginas abertas mostram um ícone em vez do botão “(i)”, onde podemos ver que um indicador do nível de segurança da conexão.

Isso permite avaliar o status dos modos de bloqueio de código para scripts de mineração de criptomoeda, bem como “Fingerprint”.

Além disso, as informações no certificado EV também foram excluídas no menu suspenso. Para retornar a exibição de informações sobre o certificado EV na barra de endereço, a opção “security.identityblock.show_extended_validation” foi adicionada em “about: config”.

Das outras mudanças que se destacam no Firefox 70:

  • O WebRender é ativado por padrão para desktops Windows com gráficos integrados Intel para dispositivos de baixa resolução;
  • As propriedades do tema de alias foram removidas, o que pode afetar alguns tópicos;
  • O menu da barra de ferramentas Contas do Firefox foi atualizado e reorganizado para fornecer acesso mais rápido às funções e serviços da conta;
  • O painel de acessibilidade da ferramenta de desenvolvedor agora inclui uma auditoria de teclado e um simulador de cores para sistemas com recursos habilitados para WebRender;
  • No macOS, o consumo de energia foi reduzido significativamente com um compositor mais eficiente.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firefox 70

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 397
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.