A Fundação Mozilla anunciou o lançamento de uma pequena atualização de seu navegador, o Firefox 69.0.2. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.
O navegador Mozilla Firefox 69 foi lançado há um mês, em 3 de setembro, e traz vários novos recursos e aprimoramentos, entre os quais podemos mencionar a ativação da Enhanced Tracking Protection por padrão, que bloqueia automaticamente cryptominers, impressoras digitais e terceiros. cookies de rastreamento de festas.
O Firefox 69 também apresenta uma nova experiência na página “Nova guia” para usuários dos EUA, focada no conteúdo do Pocket, um novo recurso de reprodução automática de blocos que impede a reprodução automática de vídeos, coloca os usuários no controle para ativar o plug-in do Adobe Flash Player em sites e melhora o suporte para serviços de conferência WebRTC.
Sob o capô, ele também oferece suporte a JIT para sistemas ARM64 para melhorar o desempenho do compilador JavaScript Optimizing JIT da Mozilla e não identifica mais as versões de 32 bits do Firefox nos sistemas operacionais de 64 bits.
Agora, a Mozilla lançou hoje a segunda atualização secundária do navegador Firefox 69 mais recente para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, macOS e Microsoft Windows.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
Novidades do Firefox 69.0.2
O Mozilla Firefox 69.0.2 é uma atualização de manutenção muito pequena que soluciona três erros, incluindo uma falha que ocorreria ao alterar a velocidade de reprodução enquanto assistia a um vídeo do YouTube, que afeta apenas sistemas Linux, bem como uma falha que pode ocorrer ao editar arquivos nos sites do Office 365.
Além disso, o Firefox 69.0.2 soluciona um problema que poderia impedir a detecção do recurso Controles dos Pais do Windows 10 quando ativado. Obviamente, esse problema afeta apenas usuários do Windows 10.
No entanto, é recomendável que todos os usuários atualizem para o Firefox 69.0.2 o mais rápido possível.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Firefox 69.0.2
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o visualizador de imagens Gthumb no Ubuntu e derivados
- Como instalar o sincronizador Syncplay no Linux via Snap
- Ubuntu Touch rodando no smartphone PinePhone? Já é possível!
- Firefox 69.0.2 lançado para corrigir o travamento do YouTube no Linux
- Call of Duty: Mobile já está disponível para Android na Google Play Store