A Fundação Mozilla anunciou que lançou o Firefox 67 com bloqueio a Cryptominer e melhor desempenho e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.
Agora, a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 67 para os canais de lançamento do Windows, Mac, Linux e Android.
O lançamento do Firefox 67 também transfere os outros ramos de lançamento para uma versão. Com isso, o Firefox Beta é a versão 68 e as versões Nightly são a versão 69.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
Novidades do Firefox 66.0.3
Esta versão vem com o bloqueio cryptominer e fingerprinter, WebRender, alterações na navegação privada, maior suporte a ARM64 e melhor desempenho.
Melhorias de desempenho
Esta versão inclui uma variedade de melhorias de desempenho que permitirão ao Firefox não apenas utilizar menos memória, mas também rodar mais rápido.
Um método usado para aumentar o desempenho é não carregar ou atrasar recursos que não são necessários para exibir uma página web.
Isso permite que o navegador renderize a página mais rapidamente e a Mozilla afirmou que as buscas no Instagram, Amazon e Google agora são executadas 40-80% mais rápidas.
Para aqueles que usaram extensões para suspender as guias ociosas para economizar memória, o Mozilla agora faz isso automaticamente.
Agora, quando você tiver menos de 400MB de memória disponível, o navegador começará a suspender as guias que não foram usadas por algum tempo.
Para ativar uma página, você pode simplesmente clicar na guia e o navegador recarregará a página novamente de onde você parou.
Finalmente, para aqueles que instalam muitas extensões e que achavam que o Firefox demorava demais para começar, a Mozilla otimizou o lançamento do navegador para que até instalações altamente personalizadas sejam lançadas rapidamente.
Cryptominer e Fingerprinter bloqueando chega ao Firefox
Com este lançamento, o tão aguardado recurso bloqueio de fingerprinter e cryptomining torna-se disponível para todos os usuários do Firefox.
Para usar esse recurso, os usuários precisarão configurar o Bloqueio de Conteúdo para utilizar a configuração Personalizada.
Uma vez ativado, os usuários podem selecionar também bloquear Cryptominers e Fingerprinters (impressões ou rastros digitais).
Esses novos recursos de bloqueio não apenas protegem seu computador de mineradores que utilizam a CPU do seu computador e podem danificá-lo, mas também de impressões que permitem que os sites o identifiquem com base nas características do seu computador.
Embora o desaparecimento do CoinHive tenha reduzido drasticamente a quantidade de sites que utilizam criptomining no navegador, esse ainda é um recurso útil, pois outras empresas ainda oferecem esse serviço.
Alterações na navegação privada
No Firefox 67, o Mozilla tornou mais fácil aproveitar a privacidade da Navegação Privada sem ter que abrir mão de recursos que você pode achar útil.
Quando você usa o Firefox para armazenar suas credenciais de login para sites, nas versões anteriores você não podia acessar essas informações de login no modo de navegação privada.
Agora, o Mozilla permite que você acesse todas as credenciais salvas, mesmo quando estiver no modo Navegação Privada.
A Mozilla também fez alterações em relação a como as extensões do navegador funcionam no modo privado.
Com esta versão, as extensões não funcionarão automaticamente no modo privado. Em vez disso, sempre que você instalar uma nova extensão, o Firefox perguntará se você deseja permitir que ele seja executado no Modo Privado.
Para as extensões existentes, para ativá-las no modo privado, você pode entrar em: addons, clicar em extensão e conceder permissão.
WebRender sendo lançado em pequeno teste no Firefox 67
A Mozilla também está se preparando para liberar o mecanismo de renderização WebRender para um pequeno grupo de usuários.
Este mecanismo utilizará uma GPU para renderização 2D de páginas Web, para que a navegação na Web seja mais rápida e suave.
No início, esse recurso será lançado para usuários do Windows 10 usando placas gráficas NVIDIA.
À medida que testam sua funcionalidade e resolvem problemas que surgem, eles serão implementados em grupos maiores de usuários ao longo do ano.
Como instalar ou atualizar o Firefox 67
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
- Distribuição Antergos está sendo descontinuada! R.I.P.
- Linus Torvalds iniciou o desenvolvimento do kernel 5.2
- Tails 3.14 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
- Firefox 67 lançado com bloqueio a Cryptominer e melhor desempenho
- Governo da Coréia do Sul está mudando para o Linux