De acordo com o site Softpedia, o Firefox 66 terá melhor compatibilidade com o GNOME. Confira essa novidade e o que mais vem por aí no Firefox.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Com o lançamento do Firefox 65, a Mozilla agora concentrará seus esforços no aprimoramento do navegador web de código aberto e multiplataforma para o próximo grande lançamento, o Firefox 66, previsto para meados de março.
Assim como com quase todos os novos lançamentos do Firefox, o Mozilla tentará melhorar a estabilidade e o desempenho de seu popular navegador da web implementando novos recursos e opções.
Este é o caso do Firefox 66, que agora está aberto para desenvolvimento e promete várias mudanças para tornar sua experiência de navegação melhor e mais agradável.
Firefox 66 terá melhor compatibilidade com o GNOME
A boa notícia para os usuários do Linux é que o Firefox 66 virá com a barra de título oculta por padrão para corresponder às diretrizes de interface humana (HIG) do ambiente de desktop GNOME, que é usado por padrão no popular sistema operacional Ubuntu, bem como inúmeras outras distribuições Linux.
O lançamento do Firefox 66 também melhorará o comportamento de rolagem com ancoragem de rolagem, o que impede que o conteúdo da Web salte enquanto a página está sendo carregada, adicione a capacidade de pesquisar pelas guias abertas no menu de sobreposição de guias e bloquear todas as mídias de reprodução automática com áudio por padrão e melhorar o desempenho geral do navegador da Web, aumentando os processos de conteúdo para oito.
Outras alterações dignas de nota incluem melhor desempenho de I/O através de um novo back-end para a API storage.local WebExtensions, a capacidade de substituir ou gerenciar atalhos de teclado WebExtension da página about:addons, uma nova página about:privatebrowsing com pesquisa e adiciona notificações para a página de erro de certificado para informar os usuários sobre o nome do emissor do certificado que interrompe as conexões HTTPs.
Para desenvolvedores, o Firefox 66 adiciona a capacidade de selecionar novos elementos em uma página da web ao pausar o depurador, faz a função window.alert()/prompt()/confirm() funcionar novamente no Modo de design responsivo e permite executar Código JavaScript do pop-up de preenchimento automático da WebConsole.
Como experimentar o Firefox 66
Para experimentar o Firefox 66, antes dele ser lançado, use esse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
E se você quiser ficar de olho em todas as possíveis novidades do Firefox, use esse outro tutorial:
Como instalar o Firefox Nightly no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
- Editor LaTeX: Instale o Texmaker no Ubuntu, Debian e derivados
- Apps infectados fazem celulares Android a exibirem anúncios pornográficos
- MidnightBSD 1.1 lançado – Confira as novidades e baixe
- PinBook Pro Um Laptop ARM64 com Linux por U$$ 199
- LibreELEC 9 lançado com o recente média center Kodi 18
- Firefox 66 terá melhor compatibilidade com o GNOME