A Fundação Mozilla informou que o Firefox 66.0.4 já está disponível para download com correção para Addons desativados. Confira as novidades e veja como instalar.
O Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e normalmente, a última versão dele fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.
Agora, a Mozilla acaba de lançar uma nova atualização do Firefox, apenas alguns dias depois de a empresa ter publicado anteriormente outra versão, para resolver algumas vulnerabilidades de segurança.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
Novidades do Firefox 66.0.2
O Mozilla Firefox 66.0.4 foi lançado para o canal Stable e contém uma correção para o certificado de assinatura intermediário expirado que fazia com que todos os complementos fossem desativados na sexta-feira.
Na sexta-feira, a Mozilla permitiu que um certificado intermediário expirasse, e ele era usado para assinar addons do Firefox.
Como o Firefox exige que os addons sejam assinados por um certificado válido, uma vez que o certificado expirou, os usuários de repente encontraram todos os seus addons do Firefox desativados.
Como uma correção temporária, a Mozilla emitiu uma extensão através de seu sistema de estudo da Normandia que instalou um novo certificado de assinatura intermediário.
Depois que o hotfix fosse instalado, os addons seriam automaticamente habilitados novamente.
Para usar este sistema, você precisa ativar o sistema Study. Ao fazer isso, porém, fornece telemetria de volta para a Mozilla sobre como você usa o Firefox e alguns consideram isso um risco de privacidade.
Mesmo com os studies habilitados, alguns usuários, inclusive eu, informam que não receberam o hotfix.
Então, a Mozilla lançou agora o Firefox 66.0.4, que inclui um novo certificado de assinatura intermediário que não expirou e forçará a reverificação da assinatura.
Três candidatos de lançamento do Firefox 66.0.4 foram criados nos últimos dois dias para consertar este bug, com o primeiro sendo retirado, pois não resolveu adequadamente os problemas do addon.
O terceiro candidato a lançamento foi o último candidato a ser compilado, antes da Mozilla o liberar para o público.
Como instalar ou atualizar o Firefox 66.0.4
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o client CLI para Heroku no Linux via Snap
- qBittorrent 4.1.6 lançado com várias correções de bugs
- Firefox 66.0.4 lançado com correção para Addons desativados
- Red Hat Enterprise Linux 8 lançado oficialmente – Confira as novidades
- Como instalar o programa IRPF 2019 no Linux via arquivo JAR [Atualizado]