A Fundação Mozilla disponibilizou o Firefox 65 com suporte a WebP e melhor segurança, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Firefox no Linux.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e normalmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.
O navegador da Fundação Mozilla foi atualizado recentemente com algumas melhorias, novas opções e pequenas mudanças internas. Confira abaixo as novidades do último lançamento.
Novidades do Firefox 65
A Fundação Mozilla anunciou o Firefox 65 recentemente, com novos recursos e melhorias de desempenho.
O maior destaque desse lançamento é que finalmente o navegador tem suporte nativo a imagens WebP. Apesar da novidade, ele está muito atrasado nisso.
O lado bom é que finalmente o Firefox da Mozilla está suportando este padrão de imagem desenvolvido pelo Google, que oferece compactação com perdas e sem perdas, e agora espera-se que adote ainda mais esse formato agora que há suporte universal nos principais navegadores atuais.
O Firefox 65.0 também traz melhor segurança no Linux/Android/macOS, através de uma proteção mais robusta contra o stack smashing, gerenciamento de desempenho mais fácil, melhoria do bloqueador de pop-ups e do lado do desenvolvedor é melhor suporte para o flexbox.
A Mozilla explica o stack smashing como “… um ataque de segurança comum, no qual atores maliciosos corrompem ou assumem o controle de um programa vulnerável”
Outro grande passo adiante é o suporte ao decodificador AV1 inicial usando o dav1d, embora ainda seja muito cedo para o conteúdo AV1 na web.
Todos nós gostamos de ficar de olho nos recursos do nosso sistema de tempos em tempos, e no Firefox 65 esse esforço se torna um pouco mais fácil.
O Firefox 65 vem com uma repaginação do Gerenciador de Tarefas.
A ferramenta renovada agora relata o uso de memória para guias e complementos, permitindo que você identifique rapidamente quais (se houver) páginas ou extensões estão devorando a memória ou mastigando os ciclos da CPU.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Firefox
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap