E o Firefox 133 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 133 já está disponível para download.
Firefox 133 já está disponível para download
A Mozilla já publicou as compilações finais do navegador Firefox 133, que você pode baixar do servidor de download oficial para sistemas Linux, macOS e Windows.
Os destaques do Mozilla Firefox 133 incluem a capacidade de mostrar abas de outros dispositivos no menu de visão geral da aba, Canvas2D acelerado por GPU habilitado por padrão para usuários do Windows e Bounce Tracking Protection, um novo recurso antirrastreamento habilitado no modo Strict do ETP (Enhanced Tracking Protection).
Sobre esse recurso, a Mozilla disse que:
“Esta proteção detecta rastreadores de bounce com base no comportamento de redirecionamento e limpa periodicamente seus cookies e dados do site para evitar o rastreamento.”
O Firefox 133 também traz duas mudanças interessantes para usuários do Android, a saber, a habilitação da navegação no modo desktop por padrão para dispositivos grandes e a capacidade de manipular texto copiado para a área de transferência como conteúdo sensível ao navegar na web no modo Navegação Privada.
Além disso, o Firefox 133 melhora o suporte para macOS Sonoma ao abordar dois problemas relacionados ao seletor de emojis, ajusta o valor do atributo “expire” para cookies adicionando o delta entre o servidor e os horários locais e melhora o recurso “Picture-in-Picture: auto-open on tab switch” no Firefox Labs para se comportar de forma mais confiável em mais sites.
Para desenvolvedores web, o Firefox 133 adiciona suporte para a opção keepalive na Fetch API, que permite que eles façam solicitações HTTP que podem continuar a ser executadas mesmo após a página ser descarregada, suporte para a Permissions API no Worker Context e suporte para decodificação de imagens como parte da WebCodecs API.
Além disso, o Firefox agora despacha eventos beforetoggle logo antes de uma caixa de diálogo abrir e eventos toggle após a caixa de diálogo fechar para corresponder ao comportamento de popovers e adiciona métodos no UInt8Array para converter de e para codificações Base64 e hexadecimais como uma implementação de uma proposta Stage 3 TC39.
A Mozilla anunciará oficialmente o lançamento do Firefox 133 amanhã, 26 de novembro de 2024, junto com os lançamentos Firefox 115.18 e Firefox 128.5 ESR (Extended Support Release).
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Os usuários do Windows e macOS podem esperar uma atualização over-the-air no dia seguinte.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap