E o Firefox 132 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 132 já está disponível para download.
Firefox 132 já está disponível para download
Sim. A Mozilla publicou hoje a versão final do navegador web de código aberto Firefox 132 para todas as plataformas suportadas antes do lançamento de amanhã, então é hora de dar uma olhada nos novos recursos e melhorias.
Os destaques do Mozilla Firefox 132 incluem suporte para bloquear o acesso a cookies de terceiros com o modo Strict do Enhanced Tracking Protection, suporte para bloquear HTTP-favicons se eles não forem servidos por HTTPS para maior segurança e habilitação da renderização acelerada por hardware WebRender para a maioria dos SVG Filter Primitives para melhorar o desempenho de certos conteúdos com muitos gráficos.
O Firefox 132 também melhora a opção de menu de contexto do botão direito do mouse “Copiar sem rastreamento de site” introduzida no Firefox 120 para ficar acinzentada quando nenhum parâmetro de rastreamento conhecido for encontrado.
Além disso, esta versão traz suporte a Wide Color Gamut WebGL para usuários do macOS e Windows, suporte aprimorado para retomada de sessão do macOS e suporte para os novos recursos de seleção de compartilhamento de tela e janela no macOS 15 e posterior.
Para usuários do Android, o Firefox 132 introduz a capacidade de redimensionar a janela de visualização visual de uma página da web quando o teclado do software é exibido, mas não sua janela de visualização de layout para um layout mais utilizável em muitas páginas e move a posição padrão da barra de endereço da parte inferior da tela para a parte superior para novos usuários.
Para usuários do Windows, o Firefox 132 lança suporte à reprodução de mídia criptografada do Microsoft PlayReady para selecionar sites.
Para desenvolvedores da web, o Firefox 132 adiciona suporte para um mecanismo de troca de chave pós-quântica para TLS 1.3 (mlkem768x25519), suporte para o método requestVideoFrameCallback() na interface HTMLVideoElement para executar operações eficientes em cada quadro de vídeo e suporte para o método getCapabilities, que permite que os aplicativos reúnam os recursos de mídia suportados para o MediaStreamTrack ao vivo.
Esta versão também traz suporte para o atributo fetchpriority, que permite que desenvolvedores da web otimizem o carregamento de recursos especificando a prioridade relativa dos recursos a serem buscados pelo navegador, suporte para Compressão de Certificado, que reduz o tamanho e aumenta a velocidade de um handshake TLS, e desabilita a concessão heurística de acesso ao armazenamento para algumas aberturas de janela.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 132 remove o suporte para HTTP/2 Push devido a problemas de compatibilidade com vários sites.
A Mozilla planeja revelar oficialmente o lançamento do Firefox 132 amanhã, 29 de outubro de 2024, junto com os lançamentos do Firefox 128.4 e Firefox 115.17 ESR
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Os usuários do Windows e macOS podem esperar uma atualização over-the-air no dia seguinte.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap