Firefox 130 já está disponível para download

E o Firefox 130 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 130 já está disponível para download.

Firefox 130 já está disponível para download

Firefox 130 já está disponível para download

Sim. O navegador da Web do Mozilla Firefox 130 de código aberto, gratuito e de plataforma cruzada está disponível para download antes de sua apresentação oficial em 3 de setembro de 2024, então é hora de dar uma olhada nos novos recursos e melhorias.

Os destaques do Mozilla Firefox 130 incluem a capacidade de traduzir partes de texto selecionadas em diferentes idiomas após uma tradução de página inteira, animações sobrecunhadas ativadas como o comportamento padrão das áreas roláveis ​​no Linux e uma nova página do Firefox Labs nas configurações para facilitar Recursos experimentais no Firefox.

Atualmente, o Firefox Labs permite ativar um recurso AI Chatbot, um recurso de interruptor automático no interruptor para imagens, suporte para trabalhadores de serviço no painel do depurador e um recurso da barra de endereço que mostra os resultados durante a composição do IME (Editor de métodos de entrada) .

Além disso, o Firefox 130 apresenta um recurso gerador de senha para usar senhas fortes, aleatórias e geradas automaticamente ao criar novas contas.

Ele também melhora os itens de menu de contexto “Cópia” e “Colar” para funcionar conforme o esperado e melhora o desempenho da carga da página no Android.

Para desenvolvedores da Web, o Firefox 130 atualiza o webcryptoapi para oferecer suporte a CURVE25519 Primitives (assinaturas ED25519 e geração de chaves x25519) e permite a API da Web Codecs nas plataformas de desktop para permitir o acesso de baixo nível a codificadores e decodadores de áudio e vídeo.

Como mencionado anteriormente, Mozilla planeja anunciar oficialmente o Firefox 130 amanhã, 3 de setembro. Até lá, você pode baixar os binários para sistemas de 64 ou 32 bits agora do servidor de download da Mozilla.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Os usuários do Windows e macOS podem esperar uma atualização over-the-air no dia seguinte.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sair da versão mobile