E o Firefox 129 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 129 já está disponível para download.
Firefox 129 já está disponível para download
Um mês após o lançamento anterior do 128, a Mozilla lançou uma nova versão do seu navegador de código aberto amplamente usado, o Firefox v129, agora disponível para download.
Um recurso de destaque no Firefox 129 é o suporte adicional para vários idiomas no mesmo documento ao usar o macOS VoiceOver.
Esta atualização beneficiará os usuários que interagem com conteúdo multilíngue, proporcionando uma experiência de navegação mais integrada e inclusiva.
O Reader View do Firefox também recebeu atenção considerável nesta atualização.
O novo menu Texto e Layout oferece opções para ajustar o espaçamento de caracteres, espaçamento de palavras e alinhamento de texto, permitindo que os usuários aproveitem um ambiente de leitura mais personalizável.
Além disso, o Reader View introduziu um menu Tema que inclui opções adicionais de Contraste e Cinza, permitindo que os usuários ajustem a apresentação visual do texto de acordo com suas preferências.
Para completar, a aba Custom dentro deste menu vai um passo além, permitindo que os usuários escolham suas próprias cores para texto, plano de fundo e links.
No lado da localização, o Firefox 129 estende seu recurso Address Autofill para usuários na França e Alemanha, simplificando o preenchimento de formulários e aumentando a conveniência do usuário em sites suportados.
Também deve ser mencionado que o navegador agora usa HTTPS como o protocolo de escolha na barra de endereços para sites não locais.
Essa mudança promove uma navegação mais segura criptografando dados enviados entre o navegador e servidores web. Caso um site não esteja disponível via HTTPS, o Firefox reverterá para HTTP.
Para desenvolvedores, o Firefox 129 introduz várias ferramentas e atualizações de API. Isso inclui suporte para consultar a configuração do sistema de chave de criptografia na API mediaCapabilities.decodingInfo() e a adição de matrizes do tipo Float16Array.
Este novo tipo, junto com Math.f16round() e novos métodos DataView, aprimoram as interações com GPUs permitindo uma troca entre precisão e consumo de memória.
Também é digno de nota a adição do @starting-style at-rule, que aplica estilos a elementos quando eles são renderizados pela primeira vez, e a nova propriedade CSS transition-behavior que facilita transições em propriedades animadas discretas.
Embora o Firefox tenha substituído o evento textInput não padrão pelo evento beforeinput padronizado, ele reconhece o uso legado em alguns aplicativos da web, aconselhando o uso contínuo de beforeinput para novos desenvolvimentos da web.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Os usuários do Windows e macOS podem esperar uma atualização over-the-air no dia seguinte.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap