E o Firefox 128 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 128 já está disponível para download.
Firefox 128 já está disponível para download
Um mês após o lançamento anterior do 127, a Mozilla lança uma nova versão de seu navegador de código aberto amplamente utilizado, o Firefox v128. Esta atualização mais recente apresenta melhorias em privacidade, usabilidade e ferramentas de desenvolvedor atualizadas.
Especificamente, apresenta várias funcionalidades importantes, incluindo reprodução de conteúdo protegido no modo de navegação privada e um processo simplificado para limpar os dados do usuário. Aqui está mais sobre isso.
O Firefox 128 agora suporta a reprodução de conteúdo protegido de serviços populares de streaming como o Netflix, mesmo no modo Navegação Privada. Isso garante que os usuários aproveitem seus programas e filmes favoritos, mantendo a privacidade.
A atualização também estreia uma caixa de diálogo mais amigável para limpar os dados do navegador.
Esse novo recurso simplifica o processo de seleção de categorias de dados e fornece aos usuários insights detalhados sobre o tamanho dos dados do site para qualquer intervalo de tempo escolhido.
Para usuários do macOS, o Firefox aprimora a experiência de áudio utilizando o processamento de voz fornecido pelo sistema para captura de microfone via getUserMedia.
Esta melhoria garante áudio de maior qualidade, o que é particularmente benéfico para videoconferências e gravações de áudio.
Além disso, os desenvolvedores acharão o Firefox 128 especialmente atraente com suas novas ferramentas. Atualizações notáveis incluem a capacidade de exibir a especificidade das regras CSS em uma dica de ferramenta na visualização Regras do Inspetor. Este recurso auxilia na compreensão da ordem de aplicação das regras CSS.
Além disso, o método setCodecPreferences oferece mais controle sobre a negociação de codecs, vital para aplicações web que lidam com elementos multimídia.
Nos desenvolvimentos de plataformas web, o Firefox 128 suporta visualização mais in-line de tipos de arquivo texto/*, reduzindo a necessidade de downloads. Ele também alinha seu cabeçalho Accept para imagens e documentos com o padrão Fetch, garantindo consistência entre navegadores.
A atualização também introduz suporte para @property e a API de propriedades e valores CSS junto com ArrayBuffers redimensionáveis e SharedArrayBuffers expansíveis no SpiderMonkey.
Esses aprimoramentos facilitam o gerenciamento de memória e a manipulação de dados mais eficientes em aplicativos da web.
Do lado da segurança, o navegador Firefox 128 fortalece seus recursos de privacidade ao usar o proxy DNS como padrão ao usar o SOCKS v5.
Os usuários do Android, especialmente aqueles com Android 14 ou posterior, considerarão a integração com aplicativos de gerenciamento de senhas de terceiros uma melhoria significativa. Isso permite a criação e uso de chaves de acesso, promovendo um processo de autenticação mais seguro e simplificado.
Por último, o Firefox está agora disponível na língua Saraiki, expandindo o seu alcance global e tornando-o mais acessível a utilizadores em todo o mundo.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Os usuários do Windows e macOS podem esperar uma atualização over-the-air no dia seguinte.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap