Agora que o Firefox 127 foi lançado, o Firefox 128 entrou em beta. Confira as novidades que virão nessa futura versão.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, com o lançamento do Firefox 127, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 127, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.
Novidades do Firefox 128 beta
Com o próximo lançamento do Firefox 128, a Mozilla tentará empurrar a caixa de diálogo renovada para limpar os dados do usuário, inicialmente planejada para o Firefox 126.
A nova caixa de diálogo permite limpar facilmente seu histórico de navegação, cookies, dados do site, configurações do site, bem como arquivos temporários em cache. arquivos e páginas.
A caixa de diálogo é muito semelhante à disponível no navegador Chromium, oferecendo a capacidade de limpar dados de um período específico (última hora, últimas duas horas, últimas quatro horas, hoje ou tudo) e fornece insights sobre o site tamanho dos dados correspondente ao intervalo de tempo selecionado.
O Firefox 128 beta também promete suporte para a linguagem Saraiki (skr), suporte para reprodução de conteúdo protegido de sites de streaming de vídeo como Netflix no modo de navegação privada, suporte para renderização de mais tipos de arquivo texto/* inline e suporte para proxy DNS por padrão ao usar SOCKS v5 para evitar vazamento de consultas DNS para a rede.
Para usuários do Android que executam o Android 14 ou posterior, o Firefox 128 beta adiciona a capacidade de criar e usar chaves de acesso em aplicativos de gerenciamento de chaves de terceiros.
Por outro lado, os usuários do macOS poderão usar a captura do microfone por meio do getUserMedia por meio do processamento de voz fornecido pelo sistema para melhorar a qualidade do áudio.
Para desenvolvedores web, o Firefox 128 beta promete suporte para @property e a API de propriedades e valores CSS, bem como suporte para Resizeable ArrayBuffers e Growable SharedArrayBuffers no SpiderMonkey para permitir alterar o tamanho de um ArrayBuffer sem ter que alocar um novo buffer e copiar dados nele.
Ele também altera o cabeçalho Accept para imagens e documentos para melhor alinhamento com o padrão “Fetch” e outros navegadores da web, e adiciona suporte para o método setCodecPreferences para permitir que aplicativos desabilitem a negociação de codecs específicos, incluindo RTX/RED/FEC, e fazer com que um ponto remoto prefira o codec que aparece primeiro na lista para envio.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 128 beta exibirá a especificidade das regras CSS em uma dica de ferramenta ao passar o mouse sobre um seletor de regras CSS na visualização Regras do Inspetor.
A Mozilla diz que esta mudança ajudará os desenvolvedores web a entender por que uma determinada regra é aplicada antes de outra.
Assim como os betas anteriores, este também inclui recursos que (ainda) não foram incluídos na versão final do Firefox, como a opção “Mostrar sugestões de tendências de pesquisa” em Configurações > Pesquisa > Sugestões de pesquisa
e o recurso Bloqueador de banner de cookies em Configurações > Privacidade e segurança
.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 128 em 9 de julho de 2024.
Como instalar o Firefox 128 beta
Você pode baixar a versão beta agora mesmo do site oficial.
Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!