Firefox 127 já está disponível para download

E o Firefox 127 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 127 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 11 de junho de 2024.

Firefox 127 já está disponível para download

Firefox 127 já está disponível para download
Firefox 127 já está disponível para download

Sim. A Mozilla publicou a versão final do navegador Firefox 127 para download como um lançamento principal que apresenta vários novos recursos e melhorias.

Os destaques do Firefox 127 incluem um recurso atualizado de capturas de tela que agora permite fazer capturas de tela de várias páginas :about:, bem como de determinados tipos de arquivos como SVG, XML e outros, além de desempenho aprimorado de captura de capturas de tela grandes e acessibilidade aprimorada por meio de novos atalhos de teclado, compatibilidade de temas e suporte ao modo de alto contraste (HCM).

O Firefox 127 também adiciona uma nova opção “Fechar guias duplicadas” no widget da barra de guias “Listar todas as guias”, bem como no menu de contexto das guias para ajudá-lo a fechar guias duplicadas com mais facilidade.

Ele também adiciona suporte para resolução de registros DNS HTTPS com o resolvedor DNS do sistema operacional no Linux, Android 10 e posterior e Windows 11.

“Concluímos o trabalho para otimizar e ativar a pré-busca de DNS para documentos HTTPS por meio da dica do link rel=”dns-prefetch”. Este padrão permite que os desenvolvedores web especifiquem nomes de domínio para ativos importantes que devem ser resolvidos preventivamente”, disse a Mozilla.

Em uma tentativa de reduzir ainda mais as informações de impressão digital do usuário e aumentar a compatibilidade do site, o Firefox 127 introduz a capacidade de relatar arquiteturas de CPU x86 de 32 bits como x86_64 (64 bits) na string User-Agent do Firefox em sistemas Linux, bem como no navegador APIs da Web .platform e navigator.oscpu.

Para desenvolvedores web, esta versão adiciona suporte para os novos métodos Set JavaScript para criar uniões e interseções de dois conjuntos e habilita a função navigator.clipboard.read()/write(), que implementa um menu de contexto de colagem para os usuários confirmarem quando tentativa de ler o conteúdo da área de transferência que não é originado de uma página de mesma origem.

Para usuários do macOS, o Firefox 127 permite a navegação por guias para links e outros elementos focalizáveis ​​por padrão, em vez de seguir a configuração de “navegação pelo teclado” do macOS, enquanto os usuários do Windows receberam a capacidade de configurar o Firefox para iniciar automaticamente quando iniciarem ou reiniciarem seus computadores para rotinas digitais centradas no navegador mais eficientes.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.