E o Firefox 125 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 125 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 16 de abril de 2024.
Firefox 125 já está disponível para download
Sim. A Mozilla publicou a versão final do Firefox 125 como a versão estável mais recente para seu popular navegador de código aberto e plataforma cruzada que apresenta novos recursos e muitas melhorias.
Os destaques do Firefox 125 incluem um novo recurso de sugestão de colagem de URL que permite aos usuários acessar rapidamente URLs copiados para a área de transferência do sistema sem a etapa extra de colá-los na barra de endereço.
O Firefox detectará automaticamente que um URL foi copiado na área de transferência e se oferecerá para abri-lo ao focar na barra de endereço.
Este é um aumento de produtividade bem-vindo no Firefox, que deve reduzir o tempo gasto copiando e colando URLs na barra de endereço. Aqui está o recurso de sugestão de colagem de URL em ação!
Mozilla Firefox 125 também traz suporte para destaque em documentos PDF, suporte ao codec AV1 para Encrypted Media Extensions (EME), uma nova opção para permitir que os usuários habilitem Web Proxy Auto-Discovery (WPAD) enquanto configuram o Firefox para usar o proxy do sistema e download expandido proteção para bloquear proativamente downloads de URLs que podem não ser confiáveis.
Para usuários de complementos de contêineres específicos de guias, o Firefox 125 permite pesquisar na barra de endereço por guias abertas em diferentes contêineres.
Para usuários nos EUA e no Canadá, esta versão solicitará que você salve seus endereços ao enviar um formulário de endereço para que possa preencher formulários com mais facilidade no futuro.
O Firefox 125 também melhora a navegação pelo teclado nas configurações do Firefox, permitindo que os usuários acessem a primeira opção em um grupo de botões de opção onde nenhuma opção é selecionada com a tecla Tab em vez de acessar todas as opções, bem como navegar entre as opções com as teclas de seta quando há uma opção selecionada.
Para usuários do Android, o Firefox 125 não inclui mais a variante e extensão do BCP47 no cabeçalho Accept-Language das solicitações HTTP, o que se traduz em melhor interoperabilidade com outros navegadores da web.
Para desenvolvedores web o Firefox 125 habilita multi-memória WebAssembly por padrão para uma interoperação mais eficiente entre módulos wasm e melhores polyfills para futuros padrões wasm como o modelo de componente adiciona suporte para segmentação de texto Unicode para JavaScript e adiciona suporte para content-box e palavras-chave stroke-box da propriedade CSS transform-box.
Além disso, ele atualiza a propriedade align-content para funcionar em um layout de bloco para permitir o alinhamento da direção do bloco sem usar um contêiner flexível ou de grade, remove o método SVGAElement.text em favor do método SVGAElement.textContent mais amplamente implementado e melhora o suporte. para o atributo global popover.
Ele também adiciona suporte para eventos contextlost e contextrestored em HTMLCanvasElement e OffscreenCanvas para permitir que o código do usuário se recupere da perda de contexto com 2Dcanvas acelerado por hardware, bem como suporte para a API da web navigator.clipboard.readText() que solicita aos usuários um contexto de colagem menu para confirmar ao tentar ler dados da área de transferência não fornecidos pela página de mesma origem.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap