Agora que o Firefox 124 foi lançado, o Firefox 125 entrou em beta. Confira as novidades que virão nessa futura versão.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, com o lançamento do Firefox 124, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 125, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.
Novidades do Firefox 125 beta
Sim. Com o lançamento do Firefox 124, a Mozilla promoveu hoje o próximo lançamento do Firefox 125 para o canal beta para testes públicos, então é hora de dar uma primeira olhada nos novos recursos e melhorias.
Provavelmente, a nova mudança mais legal do próximo lançamento do Firefox 125 é o recurso URL Paste Suggestion, que fornece uma maneira conveniente para os usuários acessarem rapidamente URLs que são copiados para a área de transferência do sistema.
Nas notas de lançamento, a Mozilla explica que:
“Quando a área de transferência contém um URL e a barra de URL está focada, um resultado de preenchimento automático aparece automaticamente. Ativar a sugestão da área de transferência navegará o usuário até a URL com 1 clique”
Aqui está o novo recurso de sugestão de colagem de URL em ação!
O Firefox 125 também promete suporte para destaque em documentos PDF (será lançado gradualmente), uma nova opção que permite aos usuários habilitar Web Proxy Auto-Discovery (WPAD) enquanto configuram o Firefox para usar o proxy do sistema e proteção de download expandida para bloquear proativamente downloads de URLs que podem não ser confiáveis.
Destaque em um documento PDF – Créditos da imagem: Mozilla
Para usuários de complementos de contêineres específicos de guias, o Firefox 125 promete permitir que eles pesquisem na barra de endereço por guias abertas em diferentes contêineres.
Para usuários nos EUA e no Canadá, o próximo lançamento do Firefox promete solicitar que eles salvem seus endereços ao enviar um formulário de endereço, para que possam preencher formulários com mais facilidade no futuro.
Além disso, o Firefox 125 promete uma navegação aprimorada pelo teclado nas configurações do Firefox, permitindo que os usuários acessem a primeira opção em um grupo de botões de opção onde nenhuma opção é selecionada com a tecla Tab em vez de acessar todas as opções, bem como navegar entre opções com as teclas de seta quando há uma opção selecionada.
Para usuários do Android, o Firefox 125 não incluirá mais a variante e extensão do BCP47 no cabeçalho Accept-Language das solicitações HTTP, o que se traduz em melhor interoperabilidade com outros navegadores da web.
Para desenvolvedores web, o Firefox 125 procura habilitar a multimemória WebAssembly por padrão para uma interoperação mais eficiente entre módulos wasm e melhores polyfills para os próximos padrões wasm, como o modelo de componente, suporte para segmentação de texto Unicode para JavaScript, bem como suporte para o conteúdo- palavras-chave box e stroke-box da propriedade CSS transform-box.
Além disso, ele atualiza a propriedade align-content para funcionar em um layout de bloco para permitir o alinhamento da direção do bloco sem usar um contêiner flexível ou de grade, remove o método SVGAElement.text em favor do método SVGAElement.textContent mais amplamente implementado e melhora o suporte para o atributo global popover..
Claro, os tão aguardados recursos Cookie Banner Blocker e Quick Actions in Address Bar estão mais uma vez disponíveis no Firefox 125 beta, mas ainda não há informações sobre sua disponibilidade na versão final. Dedos cruzados!
A Mozilla planeja lançar o Firefox 125 em 16 de abril de 2024.
Como instalar o Firefox 125 beta
Você pode baixar a versão beta agora mesmo do site oficial.
Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!