E o Firefox 125.0.1 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
E, parece que esta foi a semana de lançamentos cancelados por problemas de bugs e em artigos anteriores falamos sobre o Ardour 8.6 que chegou no lugar da versão 8.5 e agora o Firefox 125.0.1 que foi lançado no lugar do Firefox 125.
Firefox 125.0.1 já está disponível para download
Sim. O Firefox 125.0.1 foi lançado no lugar do Firefox 125. Este lançamento foi cancelado devido a problemas identificados posteriormente, e a versão 125.0.1 foi lançada como versão oficial.
A nova versão do Firefox 125.0.1 já foi lançada junto com a versão ESR do Firefox 115.10.0 e nesta versão que se apresenta foram incorporadas melhorias no visualizador de PDF, possibilidade de ter proxy, mudanças no comportamento de botões, melhorias nas ferramentas do desenvolvedor e muito mais.
Os principais novos recursos do Firefox 125.0.1 incluem melhorias no visualizador de PDF integrado que agora permite que o texto seja destacado com cores e bordas selecionadas por padrão, bem como uma mudança no comportamento do botão de opção para pular opções não selecionadas ao pressionar a tecla Tab, focando apenas na primeira opção e permitindo a navegação com teclas de seta.
Outra novidade que o Firefox 125.0.1 apresenta está na barra de endereço na qual foi implementado suporte para busca de abas em diferentes containers em sistemas com add-ons que implementam containers de abas, também uma navegação rápida para um link salvo na área de transferência por clicando na barra de endereço, onde o URL da área de transferência será exibido como recomendação inicial.
Ao preencher endereços em formulários web, é fornecida uma solicitação para salvar o endereço (por enquanto apenas para usuários nos EUA e Canadá).
A página Firefox View na versão 125.0.1 facilita o acesso ao conteúdo visualizado anteriormente, exibindo abas fixadas na seção com abas abertas.
Além disso, foi adicionado suporte para indicadores de status que permitem identificar claramente quais guias estão reproduzindo áudio ou vídeo, e também foram adicionados indicadores para marcadores e notificações, esses indicadores ajudam a gerenciar de forma mais eficaz as atividades nas guias e melhorar a experiência de navegação em Raposa de fogo.
Também podemos encontrar no Firefox 125.0.1 suporte para reprodução de conteúdo protegido usando o codec AV1, usado por alguns provedores de streaming para conteúdo de alta qualidade, e uma opção de configuração para detectar automaticamente a presença de um proxy usando o protocolo WPAD (Web Proxy Auto-Discovery), apesar das configurações de proxy do sistema.
Na versão Android, foram introduzidas configurações de tema para abas, melhorias no menu com opções de login e senha e ocultação do botão “Abrir no app” quando o Firefox é selecionado como visualizador de PDF do sistema.
Em relação às melhorias para desenvolvedores:
- Bloqueio de downloads de arquivos de URLs em listas de conteúdo potencialmente perigoso.
- Agora é possível criar elementos que são exibidos sobre outros elementos da interface web, como menus de ação, prompts de formulário, interfaces de aprendizagem e captura de conteúdo.
- Os módulos Wasm agora podem usar e importar várias áreas de memória linear independentes.
- Adicionado suporte para segmentação de texto em uma linha com base na localidade, útil para idiomas que não usam espaços em branco para separar palavras.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap