E o Firefox 123 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 123 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 20 de fevereiro de 2024.
Firefox 123 já está disponível para download
O Mozilla Firefox 123 está aqui para melhorar ainda mais o recurso de tradução integrado, traduzindo também texto em dicas de ferramentas (ou seja, títulos), bem como texto exibido em controles de formulário (ou seja, espaço reservado).
Ele também atualiza a seção Pesquisa para adicionar as configurações da Barra de Endereços, que estavam disponíveis na seção Privacidade e Segurança nas versões anteriores do Firefox.
Para desenvolvedores web, o Firefox 123 implementa interpolação RGB linear para gradientes SVG, suporte completo para Early Hints via suporte de pré-carregamento e pré-carregamento de módulo e suporte para ShadowDOM declarativo para fornecer aos desenvolvedores maior flexibilidade e ergonomia aprimorada ao trabalhar com ShadowDOMs diretamente em HTML.
Além disso, o Firefox 123 permite que desenvolvedores web apliquem cancelamento de eco de áudio às entradas de microfone quando a saída de áudio é redirecionada para outro dispositivo com setSinkId().
Ele também implementa um mecanismo de fallback para evitar que os elementos SVG feImage falhem na renderização usando os valores de elemento substituídos padrão de 300px de largura e 150px de altura.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 123 melhora o componente Network Monitor para suportar o salvamento de um corpo de resposta em disco por meio do novo item de menu de contexto “Salvar resposta como”, que substitui o item de menu de contexto anterior “Salvar imagem” que suportava apenas o salvamento de imagens.
Mais uma vez, o Firefox 123 é outra versão que não vem com os tão esperados recursos Quick Actions e Cookie Banner Blocker (anteriormente chamado de Cookie Banner Reduction), embora tenham estado disponíveis durante o teste beta, então acho que eles precisam de mais trabalho .
No entanto, começando com o Firefox 123, a Mozilla adicionou outro recurso da Mozilla à seção “Mais da Mozilla” nas configurações, ou seja, o Mozilla Monitor, que permite aos usuários obter alterações quando seus dados forem violados.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap