E o Firefox 122 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 122 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial.
Firefox 122 já está disponível para download
A Mozilla planeja anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 122 amanhã, 23 de janeiro de 2024.
Mas agora, o navegador Mozilla Firefox 122 já está disponível para download antes de seu lançamento oficial em 23 de janeiro de 2024, então é hora de dar uma olhada nos novos recursos e melhorias.
Para usuários de Linux, parece que o Firefox 122 finalmente será fornecido com um pacote DEB para distribuições baseadas em Debian, como Ubuntu, Linux Mint, etc., que não desejam usar o Firefox em um pacote contêiner como Snap ou Flatpak.
Por exemplo, os desenvolvedores do Linux Mint não queriam lançar o Firefox Snap do Ubuntu, então tiveram que criar seu próprio pacote DEB. Com o pacote DEB oficial do Firefox criado pela Mozilla, eles não precisarão manter mais um aplicativo.
De acordo com a Mozilla, o pacote Firefox DEB promete melhor desempenho devido às otimizações avançadas baseadas no compilador da Mozilla, binários reforçados com todos os sinalizadores de segurança ativados durante a compilação, acesso às atualizações mais recentes o mais rápido possível e navegação contínua, pois você não precisa reiniciar o Firefox após atualizar o pacote.
O Firefox 122 também melhora a qualidade das traduções criadas pelo novo recurso de tradução integrado introduzido no Firefox 118.
Com esta versão, o Firefox deve oferecer traduções mais estáveis que não quebram mais os widgets interativos em alguns sites e reduzem o risco de o conteúdo desaparecer quando traduzido.
Esta versão também melhora a compatibilidade do navegador da Web para quebra de linha, combinando as regras de quebra de linha com o padrão Unicode e adiciona suporte adequado para seleção de palavras com reconhecimento de idioma ao clicar duas vezes no texto para chinês, japonês, birmanês, laosiano, khmer e Usuários tailandeses.
Entre outras mudanças, o Firefox 122 permitirá que scripts armazenem os dados cacheAPI no modo de navegação privada, taint filtros que usam currentColor como entrada para proteger ainda mais a privacidade do usuário e exibir imagens e descrições para sugestões de pesquisa quando fornecidas pelo mecanismo de pesquisa.
A partir desta versão, o Firefox não oferece mais a opção “Snippets” em Configurações > Home, recurso que fornecia aos usuários dicas e novidades da Mozilla e do Firefox.
Além disso, as configurações da “Barra de pesquisa” em Configurações > Pesquisa, que permitem escolher entre usar a barra de endereço para pesquisa e navegação ou adicionar a barra de pesquisa na barra de ferramentas, também desapareceram no Firefox 122.
Para usuários do Android, o Firefox 122 traz a capacidade de relatar a versão do sistema operacional como “Android 10” na string User-Agent do Firefox Android para reduzir as informações de impressão digital do usuário e melhorar a compatibilidade com alguns sites.
Além disso, os usuários do Firefox para Android poderão definir o navegador da web como leitor de PDF padrão e ativar o recurso Global Privacy Control que informa os sites para não venderem ou compartilharem seus dados de navegação.
Isso pode ser ativado em Configurações > Proteção aprimorada contra rastreamento > Dizer aos sites para não compartilharem e venderem dados.
Para desenvolvedores web, o Firefox 122 adiciona suporte para animação do atributo SVG viewBox usando SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language), suporte para a API LargestContentfulPaint, suporte para o método showPicker em elementos e capacidade de reconhecer o token de preenchimento automático “webauthn”.
Por fim, esta versão altera o analisador de URL substituto para esquemas desconhecidos para DefaultURI em uma tentativa de melhorar a aderência às especificações e a compatibilidade da web, bem como para habilitar os métodos de proposta ArrayBuffer.prototype.transfer, que permitem a transferência de propriedade de dados ArrayBuffer.
Além disso, o Firefox 122 permite a correção de erros de proteção de nível irregular (ULPFEC) por padrão para serviços WebRTC para melhorar a qualidade do vídeo para usuários com conexões fracas à Internet.
É claro que vários problemas e bugs de segurança também foram resolvidos nesta versão.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap