E o Firefox 121 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 121 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial.
Novidades do Firefox 121
A Mozilla planeja anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 121 amanhã, 19 de dezembro de 2023. A grande novidade para usuários Linux no Firefox 121 é a habilitação do compositor Wayland por padrão em vez do XWayland.
Além de melhorar o desempenho gráfico, isso também traz suporte para gestos de touchpad e tela sensível ao toque, deslizar para navegar, configurações de DPI por monitor e outras vantagens.
No entanto, a Mozilla observa o fato de que, devido a algumas limitações do protocolo Wayland, as janelas Picture-in-Picture exigirão uma interação extra do usuário, como clicar com o botão direito na janela.
Isso pode ser uma solução alternativa no GNOME usando a extensão PiP on top e no KDE Plasma usando este ajuste.
Outra novidade no Firefox 121 é o suporte para sublinhar links em sites, o que pode ser útil para pessoas com acromatopsia, bem como um novo botão flutuante para simplificar a exclusão de desenhos, textos e imagens adicionados em documentos PDF.
Para desenvolvedores web, o Mozilla Firefox 121 traz suporte para o seletor :has() por padrão para permitir que você combine elementos que tenham pelo menos um elemento correspondente ao seu seletor relativo, adiciona suporte para iframes de carregamento lento e adiciona suporte para quebra de texto: equilíbrio para melhorar a aparência de pequenos blocos de texto com várias linhas.
Além disso, ele adiciona suporte para palavras-chave deslocadas e de cada linha à propriedade CSS text-indent, bem como suporte para “eliminação de chamada final” na linguagem WebAssembly para melhorar o suporte para linguagens funcionais.
Além disso, o Firefox Debugger recebeu uma nova opção para desabilitar o depurador; palavra-chave na página atual.
Também notei o fato de que o Firefox 121 também mostra o Mozilla VPN em Configurações> Mais do Mozilla, para que você possa acessar mais facilmente o serviço VPN (Virtual Private Network) do Mozilla.
Versões anteriores, como o Firefox 120, mostravam apenas as opções Firefox Mobile e Firefox Relay.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap