Firefox 118 já está disponível para download

E foi lançado o Firefox 118 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 118 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 26 de setembro de 2023.

Novidades do Firefox 118

Firefox 118 já está disponível para download

Considero o Firefox 118 um lançamento importante porque finalmente traz o recurso de tradução integrado para sites. Anteriormente planejado para o Firefox 117, o novo recurso de tradução permitirá traduzir automaticamente sites de um dos idiomas suportados para outro.

O recurso de tradução pode ser acessado a partir de uma nova entrada de menu “Página de tradução” no menu do aplicativo (o menu hambúrguer no lado direito da janela).

Quando clicado, uma caixa de diálogo pop-up será aberta para permitir que você escolha os idiomas de e para os quais deseja traduzir.

O recurso integrado de tradução de sites é acompanhado por um painel de configurações que você pode acessar na caixa de diálogo pop-up ou em Configurações.

Lá você pode definir os idiomas padrão para a tradução automática, bem como instalar mais idiomas ou remover aqueles que já foram instalados por padrão.

O recurso de tradução é baseado no projeto Bergamot, que fornece um mecanismo de tradução com reconhecimento de privacidade, onde a tradução é feita localmente usando aprendizado de máquina.

As traduções nunca são enviadas a terceiros e são otimizadas para hardware de consumo, de acordo com a Mozilla.

Para usuários de Linux, o Firefox 118 vem com suporte para escalonamento fracionário no Wayland. Este recurso informa ao Firefox a escala fracionária ideal para usar com as configurações de escala fracionária já existentes para o seu sistema Linux ao usar a sessão Wayland.

No entanto, este recurso está desabilitado por padrão e você terá que habilitá-lo manualmente definindo a opção widget.wayland.fractional-scale.enabled em about:config de false para true com um clique duplo.

Entre outras mudanças, o Firefox 118 muda para a biblioteca matemática FDLIBM para áudio da web em todos os sistemas suportados para melhorar o anonimato com a proteção de impressão digital e restringe a visibilidade das fontes dos sites às fontes do sistema e às fontes do pacote de idiomas, mitigando assim a impressão digital de fontes nas janelas de navegação privada.

Para usuários do Android, o Firefox 118 adiciona suporte para impressão do conteúdo da página do navegador ou do menu de compartilhamento, a capacidade de abrir atalhos de usuário fixados em uma guia existente se ela já tiver o mesmo URL, bem como a capacidade de limpar dados do site do Item de menu “Cookies e dados do site”.

Por último, mas não menos importante, os desenvolvedores web obtêm suporte para dez novas funções matemáticas CSS, incluindo round, mod, rem, pow, sqrt, hypot, log, exp, abs e sign, bem como suporte OpaqueResponseBlocking por padrão.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Embora a Mozilla planeje anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 118 nos próximos dias, os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sair da versão mobile