Firefox 117 beta lançado com tradução automática integrada

Agora que o Firefox 116 foi lançado, o Firefox 117 entrou em beta. Confira as novidades que virão nessa futura versão.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, com o lançamento do Firefox 115, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 116, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.

Novidades do Firefox 117 beta

Firefox 117 beta lançado com tradução automática integrada
Firefox 117 beta lançado com tradução automática integrada

Um novo recurso interessante no Firefox 117 beta é a tradução integrada (e automática) do conteúdo da web. Esse recurso é implementado como uma opção “Traduzir página” no menu do aplicativo.

Quando clicado, ele abrirá uma caixa de diálogo pop-up para permitir que você escolha os idiomas de e para os quais deseja traduzir.

A Mozilla diz que, para proteger a privacidade dos usuários, o novo recurso traduzirá as páginas da Web localmente no Firefox.

Isso significa que o texto que está sendo traduzido nunca sairá do seu computador, de acordo com a Mozilla. O novo recurso de tradução está atualmente em fase beta.

O novo recurso de tradução é acompanhado por uma nova seção “Traduções” em Configurações > Geral, onde você pode definir suas preferências de idioma e tradução do site, bem como gerenciar os idiomas instalados para traduções off-line.

Para usuários do Linux, o Firefox 117 beta removerá o indicador de compartilhamento de tela nos sistemas Wayland.

De acordo com a Mozilla, o indicador de compartilhamento de tela nunca funcionou bem em outras plataformas, incluindo Wayland, e muitos ambientes populares de desktop Linux já fornecem indicadores de compartilhamento, por isso decidiram removê-lo.

Outra mudança interessante no Firefox 117 beta será a implementação de uma nova preferência dom.event.contextmenu.shift_suppresses_event que permite aos usuários desabilitar forçar a exibição do menu de contexto ao pressionar Shift+clique com o botão direito do mouse em uma página da web, o que pode causar resultados indesejáveis em determinados sites.

Mais uma vez, os recursos Redução de Banner de Cookie (não habilitado por padrão) e Ações Rápidas na barra de endereços (habilitados por padrão) estão voltando durante o ciclo de desenvolvimento beta.

Como eles foram adiados nos últimos três lançamentos, não tenho ideia se eles chegarão ao lançamento final do Firefox 117 ou não.

Para usuários do Android, o Firefox 117 beta adicionará suporte para colar imagens em elementos editáveis de conteúdo e designMode. Até agora, o Firefox para Android suportava apenas a colagem de texto simples e conteúdo HTML nesses elementos.

Para desenvolvedores web, o Firefox 117 beta promete aprimorar a inspeção de compatibilidade web com uma nova dica de ferramenta de compatibilidade CSS que será implementada no Developer Tools Inspector.

O recurso é visível por meio de um ícone exibido ao lado das propriedades que podem levar a problemas de compatibilidade com a web.

“Ao passar o mouse, a dica de ferramenta indica quais navegadores não são suportados e exibe um link para a página MDN da propriedade para que o usuário possa aprender mais sobre ela”, explica a Mozilla.

Além disso, o suporte para aninhamento CSS aprimorado será ativado por padrão, o suporte para as propriedades CSS math-style e math-depth e o valor font-size: math também estarão presentes, junto com o suporte para RTCRtpScriptTransform e ReadableStream.from.

A Mozilla planeja lançar a versão estável do Firefox 117 em 29 de agosto de 2023.

Como instalar o Firefox 117 beta

Você pode baixar a versão beta para sistemas Linux de 32 ou 64 bits agora mesmo do site oficial.

Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.