Graças ao trabalho feito por David Turner e outros desenvolvedores, o Firefox 116 terá reprodução de vídeo acelerada por HW para RPi 4.
No momento, o navegador Firefox depende da decodificação de software para reprodução de vídeo no computador de placa única Raspberry Pi 4, apesar do Raspberry Pi 4 ter aceleradores de decodificação de vídeo de hardware capazes.
Por causa disso, a reprodução de vídeo no Firefox em um computador Raspberry Pi 4 geralmente resulta em alto uso da CPU, sem mencionar a interrupção do vídeo e a queda de quadros ao usar altas resoluções como 4K a 60fps.
Mas, graças ao trabalho feito por David Turner com a ajuda de alguns outros desenvolvedores do Firefox, parece que a próxima versão do navegador Firefox 116 implementará a decodificação de vídeo acelerada por hardware para computadores Raspberry Pi 4.
Firefox 116 terá reprodução de vídeo acelerada por HW para RPi 4
O trabalho na implementação da decodificação de vídeo H.264 acelerada por hardware no Linux para a arquitetura de hardware AArch64 (ARM64), que é usada pelo popular computador de placa única Raspberry Pi 4, foi iniciado alguns meses por David Turner.
Em desktops Linux de 64 bits, o Firefox usa a API de aceleração de vídeo (VA-API) via FFmpeg para reprodução de vídeo acelerada por hardware em sistemas AMD, Intel ou NVIDIA.
Para o Raspberry Pi 4, o próximo lançamento do Firefox 116 aparentemente usará a API V4L2-M2M (Video4Linux/Memory-to-Memory) no kernel do Linux para decodificação de vídeo acelerada por hardware.
“Proponho adicionar suporte ao Firefox para usar aceleradores de decodificação de vídeo V4L2-M2M usando a plataforma FFmpeg, de maneira semelhante ao suporte VA-API existente”, disse David Turner em um relatório de bug.
Após dois meses de trabalho, o referido relatório de bug foi encerrado e marcado como corrigido/resolvido, o que significa que o Firefox 116, com lançamento previsto para 1º de agosto de 2023, finalmente trará reprodução de vídeo H.264 acelerada por hardware para computadores Raspberry Pi 4 e outros dispositivos AArch64 capazes de decodificação de hardware.
Infelizmente, a Mozilla não fornece uma compilação AArch64 de seu navegador Firefox para download, então você terá que esperar que o Firefox 116 chegue aos repositórios de software estáveis de sua distribuição Raspberry Pi ou compilá-lo usando o pacote fonte quando for lançado oficialmente no próximo mês.
Para desktops Linux de 64 bits, o lançamento do Firefox 116 também promete suporte aprimorado a Wayland, ações rápidas na barra de endereço, redução de banner de cookie, suporte para usuários de teclado acessarem favoritos, histórico e guias sincronizadas no alternador da barra lateral, capacidade de editar anotações de texto existentes e muito mais.