E foi lançado o Firefox 116 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Passou-se um pouco menos de um mês desde que o Firefox 90 chegou com o suporte a FTP completamente removido, e agora o Firefox 116 já está aqui com várias melhorias e correções de bugs.
Novidades do Firefox 116
Com lançamento previsto para 1º de agosto de 2023, o navegador Mozilla Firefox 116 já está disponível para download com vários novos recursos e melhorias, desde o último dia de julho.
Embora os recursos de redução de banner de cookie e ações rápidas na barra de endereço estejam mais uma vez ausentes da versão final, o Firefox 116 está aqui com um modo Picture-in-Picture aprimorado que agora apresenta o controle deslizante de volume para que você possa alterar o volume mais facilmente enquanto assiste vídeos na janela pop-up.
Outra novidade no Firefox 116 é a capacidade de editar anotações de texto existentes, a capacidade de copiar qualquer arquivo do seu sistema operacional e colá-lo no Firefox e um novo link “Saiba mais” no prompt de notificação de atualização que permite que os usuários da localidade em inglês acessem o notas de lançamento.
Há também uma nova opção “Firefox para enviar relatórios de travamento acumulados em seu nome” (desativada por padrão) em Privacidade e segurança > Coleta e uso de dados do Firefox, caso você queira enviar relatórios de travamento para a Mozilla.
Outro novo recurso no Firefox 116 é o suporte para usuários de teclado acessarem favoritos, histórico e guias sincronizadas no alternador da barra lateral com ou sem qualquer tecnologia assistiva em execução.
O alternador da barra lateral permite alternar rapidamente entre os painéis de favoritos, histórico e guias sincronizadas, mover a barra lateral para outro lado da janela do navegador ou fechar a barra lateral.
Para usuários do Linux, o Firefox 116 parece melhorar o suporte ao Wayland, permitindo a criação de compilações somente do Wayland ao compilar a partir de fontes.
Isso significa que, se sua distro estiver usando uma sessão Wayland por padrão, você poderá usar o Firefox no Wayland nativamente sem nenhuma dependência do X11.
O mesmo vale para usuários X11, e parece que também será possível habilitar DMABuf e VA-API para compilações X11 sem incluir suporte a Wayland.
Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão melhora significativamente o desempenho de upload de HTTP/2, especialmente para usuários com um produto de maior atraso de largura de banda, e altera o atalho de teclado Ctrl+Shift+T para reabrir a última guia fechada ou a última janela fechada no ordem em que foram fechadas ou restaurar a sessão anterior se não houver abas ou janelas para reabrir.
Para desenvolvedores web, o Firefox 116 traz suporte para hashes externos CSP3, suporte para o atributo dirname para passar informações de direcionalidade de texto sobre elementos input e textarea para o servidor, bem como suporte adequado para leitores BYOB em Fetch e WebTransport.
Por fim, o Firefox 116 adiciona reprodução de vídeo H.264 acelerada por hardware para dispositivos Raspberry Pi 4 (AArch64).
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Com instalar o Firefox
Embora a Mozilla planeje anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 115 em 4 de julho, os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap