Firefox 116.0.3 lançado com correções de bugs com o Google

E foi lançado o Firefox 116.0.3 com correções de bugs com o Google. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, a Mozilla anunciou recentemente o lançamento da nova versão de correção do Firefox 116.0.3, que foi lançada principalmente pelo motivo de conseguir corrigir algumas falhas ao enviar solicitações ao Google.

Novidades do Firefox 116.0.3

Firefox 116.0.3 lançado com correções de bugs com o Google

O problema relatado com o Google parece afetar apenas as versões posteriores ao Firefox 115, já que o Firefox 116 (atual versão estável do Firefox 116) é a versão em que foi detectado que o navegador simplesmente trava ao invés de carregar a busca do Google.

Vale a pena mencionar que as compilações 117 do Firefox (versão de teste) também apresentam o mesmo problema.

Sim. o principal motivo o lançamento desta versão corretiva do Firefox 116.0.3 é porque foi corrigido um bug na implementação do protocolo HTTP/3 que, em determinadas circunstâncias, causava o congelamento do navegador por 30 a 60 segundos após enviar solicitações de pesquisa ao Google.

Potencialmente, o problema pode se manifestar em outros serviços que usam HTTP/3. O erro é causado por uma falha ao tentar novamente a solicitação de um endereço IP diferente após uma tentativa falha de estabelecer uma conexão IPv6/IPv4.

O problema surgiu depois que a configuração “network.http.http3.retry_ different_ip_family” foi ativada no Firefox 116, que foi desativada como solução alternativa na atualização 116.0.3.

Outro problema corrigido é um erro que ocorria com o compartilhamento de tela em ambientes baseados no protocolo Wayland, esse erro ocorria ao tentar fazer uma captura de tela.

Além disso, também é mencionado que foram corrigidos problemas de acesso a arquivos em OPFS (Origin-Private FileSystem, sistema de arquivos virtuais isolados por site) que eram armazenados em cache ao usar versões anteriores do Firefox.

Por exemplo, o problema se manifesta na versão online do Adobe Photoshop, pois o erro impedia o acesso a arquivos antigos ou a criação de um novo arquivo. Ao fazer isso, o navegador foi fechado.

E também corrigiu um bug que fazia com que a notificação de tela cheia sempre aparecesse e não desaparecesse mesmo depois de desativá-la.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sair da versão mobile