Pensando na produtividade do usuário, o Firefox 115 permitirá usar o botão do meio para colar o o conteúdo da área de transferência.
O próximo navegador Firefox 115 virá com uma mudança interessante para usuários de Linux que desejam ser mais produtivos enquanto navegam na Internet para suas tarefas diárias.
Esse novo recurso permitirá colar com o botão do meio o conteúdo da área de transferência, seja um URL ou texto simples, no botão Nova guia.
Firefox 115 permitirá usar o botão do meio para colar
Portanto, clicar com o botão do meio no botão Nova guia abrirá o que estiver na área de transferência, independentemente de onde o conteúdo (URL ou texto) foi copiado (isso significa que pode ser de qualquer um dos seus aplicativos).
Como você pode imaginar, isso economizará algum tempo, pois você não precisará primeiro abrir uma nova guia e depois colar o URL ou o texto que copiou na área de transferência. O texto copiado será aberto com seu provedor de pesquisa padrão, como esperado.
No momento, na versão atual do Firefox, clicar com o botão do meio no botão Nova guia abre uma nova guia, assim como quando você clica com o botão esquerdo nela.
Como tal, este será um recurso bem-vindo e altamente esperado por muitos usuários do Linux (inclusive eu), pois já estava disponível no Chrome/Chromium e provavelmente em outros navegadores populares.
Esse recurso foi enviado como um bug há não menos de seis anos e finalmente será implementado na próxima versão do Firefox 115, que está atualmente em desenvolvimento no canal Nightly (estado alfa) para os mais aventureiros de vocês.
Ele será ativado por padrão no Firefox 115, mas aqueles que não gostam podem desativá-lo definindo a opção, como mostrado na imagem abaixo: browser.tabs.searchclipboardfor.middleclick
em about:config
de true
para false
.
Por fim, o Firefox 115 chegará ao canal beta de uma forma “mais estável” em 5 de junho de 2023, um dia antes do próximo grande lançamento, o Firefox 114, será lançado oficialmente pela Mozilla com seu recurso DNS sobre HTTPS renovado, recurso Cookie Banner Reduction, e outras mudanças.