Agora que o Firefox 112 foi lançado, o Firefox 113 entrou em beta. Confira essa e outras novidades que virão nessa futura versão.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, com o lançamento do Firefox 111, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 112, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.
Novidades do Firefox 113 beta
O Firefox 113 beta parece uma versão interessante que trará suporte para imagens AV1 animadas (AVIS), um gerador de senha mais seguro que agora também inclui caracteres especiais e um recurso Picture-in-Picture aprimorado que permite retroceder, verificar a duração do vídeo, e habilite mais facilmente o modo de tela cheia.
A próxima versão do Firefox também parece introduzir um recurso inicialmente planejado para o Firefox 112, ou seja, a capacidade de usuários de Linux e macOS usarem autenticadores FIDO2/WebAuthn via USB com suporte para logins totalmente sem senha.
Outra mudança interessante que ainda não foi mencionada nas notas de lançamento é o fato de que a Mozilla agora oferece um pacote binário DEB oficial para sistemas Debian e Ubuntu.
Isso deve tornar muito mais fácil para esses usuários atualizar suas instalações do Firefox para a versão mais recente no dia do lançamento.
No entanto, observe que o pacote DEB depende dos pacotes libgdk-pixbuf-xlib-2.0-0 e libgdk-pixbuf2.0-0 a serem instalados em seu sistema Debian/Ubuntu. Você pode baixar o pacote Debian oficial aqui.
Além disso, o recurso de importação de favoritos foi atualizado para também importar os favicons desses favoritos por padrão, para facilitar sua identificação ao importar dados de navegação de navegadores baseados no Chrome.
O Firefox 113 beta também promete alguns benefícios para usuários do Android, como suporte para decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware por padrão em hardware compatível ou via decodificação de software e a capacidade de imprimir de sites que usam window.print().
Os desenvolvedores da Web ficarão felizes em saber que o Firefox 113 promete suporte para a consulta de mídia CSS de script, suporte para vários novos recursos WebRTC para melhor interoperabilidade, suporte para a propriedade de ajuste de cor forçada, suporte para funções de cor da cor (nível 4) especificação, bem como a capacidade de scripts de módulo importar outros scripts de módulo ES em worklets.
Por fim, a Mozilla planeja lançar o navegador Firefox 113 para todas as plataformas suportadas em 9 de maio de 2023.
Como instalar o Firefox 113 beta
Você pode baixar a versão beta para sistemas Linux de 32 ou 64 bits agora mesmo do site oficial.
Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!
- Firefox ESR no Linux – veja como instalar esse navegador manualmente
- Como instalar o navegador Waterfox no Linux via Flatpak
- Como instalar o Chromium no Ubuntu 20.04 sem usar o pacote Snap
- Como instalar o navegador Waterfox Alpha no Linux via AppImage