Agora que o Firefox 111 foi lançado, o Firefox 112 entrou em beta. Confira essa e outras novidades que virão nessa futura versão.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, com o lançamento do Firefox 111, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 112, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.
Novidades do Firefox 112 beta
Com o Firefox 112, a Mozilla promete permitir que os usuários do Ubuntu Linux importem seus dados de navegador do Chromium instalado via pacote Snap.
Entretanto, a Mozilla diz que esse recurso atualmente funciona apenas quando o Firefox também não está instalado como um pacote Snap.
O Chromium aparece na lista de navegadores da Web compatíveis ao tentar importar dados do navegador usando o recurso Importar e fazer backup em Marcadores > Gerenciar favoritos (Ctrl+Shift+O).
Vale ressaltar que a Mozilla não diz se esse recurso funcionará se o Firefox estiver instalado como um aplicativo Flatpak ou como um pacote DEB nativo, mas eles prometem fazê-lo funcionar com o pacote Firefox Snap, pois esse é um recurso para usuários do Ubuntu.
Além disso, a Mozilla também promete oferecer suporte para autenticadores FIDO2/WebAuthn via USB no Linux no Firefox 112, observando o fato de que recursos avançados, como logins totalmente sem senha, exigirão que os usuários definam um PIN no autenticador.
Outras mudanças dignas de nota no Firefox 112 incluem a capacidade de revelar a senha nos campos de senha clicando com o botão direito do mouse nelas, a capacidade de fechar as guias no painel da lista de guias na barra de guias clicando com o botão do meio nos itens dessa lista, bem como a capacidade de restaurar a sessão anterior usando Ctrl+Shift+T se não houver mais guias fechadas para reabrir.
Para completar, o Firefox 112 atualiza o botão “Limpar” no painel seletor de data para permitir que os usuários limpem rapidamente a entrada com o tipo “data” ou “data-hora-local” e fornece uma experiência familiar em todos os navegadores e desativa o obsoleto U2F Javascript API por padrão.
Por fim, a Mozilla planeja lançar a versão final do Firefox 112 em 11 de abril de 2023.
Como instalar o Firefox 112 beta
Você pode baixar a versão beta para sistemas Linux de 32 ou 64 bits agora mesmo do site oficial.
Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!