E foi lançado o Firefox 111.0.1 com correções de travamentos no Windows 11 e macOS. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o navegador Mozilla Firefox 111 já está disponível para download para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, macOS e Windows, antes do lançamento oficial em 14 de março de 2023.
Novidades do Firefox 111.0.1
A Mozilla resolveu problemas que faziam o Firefox travar no macOS e travar com uma janela em branco sem resposta ao iniciar em sistemas Windows 11.
De acordo com o usuário que primeiro relatou o problema de congelamento do Windows, o bug provavelmente afeta os usuários do Firefox que executam o Windows 11, que também instalaram a atualização cumulativa KB5023706 deste mês.
“Quando o Firefox inicia, é apenas uma janela em branco (não uma página da Web em branco) com apenas os botões min, max e [e] fechar do Windows. Se eu fechar a janela, diz que não está respondendo e envia um relatório de bug para a Microsoft”, diz o relatório de bug arquivado três dias atrás.
O relatório de travamento enviado à Microsoft após o travamento do processo do Firefox diz que o navegador da web “parou de responder e foi fechado” porque um “problema fez com que este programa parasse de interagir com o Windows”.
O usuário que relatou o problema acrescentou que, após desinstalar a atualização KB5023706 do Windows, o Firefox foi iniciado novamente conforme o esperado.
Embora o relatório do usuário tenha fixado os problemas de congelamento na atualização KB5023706, não está claro se essa foi a origem do problema ou apenas exacerbou um problema de tempo originado de uma mudança no comportamento que disponibilizou o perfil mais cedo durante a inicialização.
A Mozilla corrigiu agora as travas de inicialização do navegador que acionam o problema de congelamento com o lançamento do Firefox 111.0.1, a versão mais recente lançada na terça-feira.
“Corrigido um bug que fazia com que o Firefox travasse na inicialização para alguns usuários do Windows”, diz a Mozilla nas notas de versão do Firefox 111.0.1.
A Mozilla também corrigiu um segundo bug que causava travamentos ao aplicar zoom em sistemas macOS devido a verificações NativelayerCA de regiões inválidas.
“Os usuários do macOS sofrerão travamentos durante o zoom em circunstâncias excepcionais”, explicou o engenheiro de plataforma da Mozilla, Brad Werth, ao descrever o impacto do problema uma semana atrás, após a aprovação de um patch.
“Isso remove uma falha intencional que colocamos para liberar possíveis pixels inválidos. Agora acreditamos que esses pixels são válidos, então não queremos mais essa verificação e certamente não precisamos travar.”
Embora um relatório de bug tenha sido arquivado pela primeira vez para esse bug há três anos, marcado como “wontfix”, o número de falhas aumentou exponencialmente a partir de 15 de março após o lançamento do Firefox 111.0, o que provavelmente levou a uma correção.
“Corrigida uma falha no macOS durante o zoom em algumas circunstâncias”, acrescentou a Mozilla no changelog do Firefox 111.0.1.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Firefox
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap