Agora que o Firefox 108 foi lançado, o Firefox 109 entrou em beta. Confira essa e outras novidades que virão nessa futura versão.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, com o lançamento do Firefox 109, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 108, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.
Novidades do Firefox 109 beta
A partir do Firefox 109, que será o primeiro lançamento do navegador em 2023, a Mozilla planeja implementar um novo botão de extensões unificadas na barra de ferramentas que funciona como um contêiner para todos os complementos instalados e ativados.
Portanto, no Firefox 109 beta em vez de ver muitos ícones na barra de ferramentas ao instalar complementos do Firefox, agora você verá apenas o novo botão Unified Extensions. Clique nele e você verá todos os seus complementos ativados em uma lista.
Todos os add-ons listados no novo botão Unified Extensions terão um ícone de configurações ao lado deles para permitir que você acesse mais facilmente as opções dos add-ons, fixe os add-ons que você precisa na barra de ferramentas, remova-os ou denuncie-os, como bem como gerenciá-los no gerenciador de complementos integrado.
Este novo recurso no Firefox 109 beta é possível graças à ativação do Manifest Versão 3 (MV3) por padrão. Isso dá aos usuários acesso e controle persistente sobre quais complementos podem acessar qualquer página da web, a qualquer momento.
Em uma postagem no blog, Juha-Matti Santala, da Mozilla, disse que:
“Os usuários são livres para conceder acesso contínuo a um site ou fazer uma escolha por visita. Para habilitar isso, o MV3 trata as permissões de host (listadas no manifesto da extensão) como opt-in. As extensões Manifest V2 (MV2) também serão exibidas no painel; no entanto, os usuários não podem executar ações para permissões de host MV2, pois foram concedidas na instalação e essa escolha não pode ser revertida no MV2 sem desinstalar a extensão e começar novamente.”
Além do novo botão Unified Extensions, que é uma grande mudança, o Firefox 109 também implementa um dicionário embutido para compilações de espanhol da Espanha (es-ES) e espanhol da Argentina (es-AR).
O dicionário integrado pode ser usado com o recurso de verificação ortográfica do Firefox.
A versão final do Firefox 109 está prevista para 17 de janeiro de 2023.
Como instalar o Firefox
Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 109 nos próximos dias. Até lá, se você deseja obter o navegador Firefox 109 beta para um teste, você pode baixar a versão beta para sistemas Linux de 32 ou 64 bits agora mesmo do site oficial.
Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!