E o Firefox 108 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o Firefox 108 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.
Firefox 108 já está disponível para download
Sim. O Firefox 108 agora está disponível para download como o último grande lançamento do navegador Firefox de 2022.
O Firefox 108 não é uma grande atualização, mas traz algumas melhorias interessantes, começando com o suporte para a API WebMIDI, que facilita a interação dos músicos com instrumentos musicais MIDI usando a Web.
WebMIDI é uma API projetada para fornecer suporte MIDI em navegadores da web. O suporte à API WebMIDI vem junto com um novo mecanismo experimental para controlar o acesso a recursos perigosos.
Outra novidade no Firefox 108 é o suporte para importar mapas que permitem que páginas da web controlem o comportamento das importações de JavaScript por padrão, suporte para correção de cores adequada de imagens marcadas com perfis ICCv4 e um novo atalho de teclado (Shift+Esc) para abrir o processo do Firefox Recurso do gerenciador para que você possa identificar mais rapidamente os processos que consomem muitos recursos.
Além disso, esta nova versão do Firefox melhora a manipulação de caracteres não-ASCII ao salvar e imprimir formulários PDF e melhora o estado padrão da opção “Apenas mostrar na nova guia” na barra de ferramentas de favoritos para também funcionar corretamente para novas guias em branco.
Os usuários ainda poderão alterar o comportamento da barra de ferramentas de favoritos usando o menu de contexto da barra de ferramentas.
Para desenvolvedores web, o Firefox 108 promete suporte para os atributos heighte widthnoelemento quando usado como filho de um
Os desenvolvedores de complementos também devem saber que, a partir desta versão, o Firefox agora emite um aviso quando uma extensão é instalada e seu número de versão não segue o formato recomendado.
Para usuários do Windows, esta versão habilita o modo de eficiência em sistemas Windows 11 para processos usados para guias em segundo plano para limitar o uso de recursos.
Como instalar o Firefox
Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 108 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap