Firefox 103 já está disponível para download

E o Firefox 103 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 103 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 103 já está disponível para download

Firefox 103 já está disponível para download
Firefox 103 já está disponível para download

Sim. Se você está impaciente para colocar as mãos na versão mais recente do navegador Mozilla Firefox, ficará satisfeito em saber que o Firefox 103 está agora no FTP da Mozilla antes de um lançamento formal no final desta semana.

O Mozilla Firefox 103 apresenta outra série de mudanças conservadoras destinadas a melhorar a experiência geral de uso do navegador, em vez de reinventá-lo drasticamente.

Esperava-se que esta versão adicionasse um grande novo recurso: deslizar horizontalmente com dois dedos para mover para frente/para trás entre as páginas no Linux, com indicação de animação/OSD acompanhante (como este gif demonstra):

Firefox 103 já está disponível para download
Firefox 103 já está disponível para download

Este recurso há muito solicitado que coloca o Firefox no mesmo nível de outros navegadores disponíveis para a plataforma.

Apesar do bug que rastreia o gesto ser marcado como ‘corrigido’ para 103, o gesto não está funcionando nos binários publicados até agora.

A ideia é que o gesto funcione “fora da caixa” ao usar a versão mais recente do Firefox no Wayland (também funcionará no X11 se a variável de ambiente MOZ_USE_XINPUT2=1 estiver definida).

Talvez tenha sido direcionado para o Firefox 104? Você pode continuar segurando alt e deslizar com dois dedos para a esquerda/direita para mover para trás e para frente, mas a versão sem alt é uma implementação muito melhor.

Em outros lugares, o Firefox 103 agora destaca campos em formulários PDF, é melhor para lidar com monitores de alta taxa de atualização (120Hz+) e permite legendas/legendas em Picture-in-Picture usadas com Funimation, Dailymotion, Tubi e um punhado de outros streaming de vídeo sites (adicionando a pletora que já o suporta).

O Firefox 103 remove a opção de configuração para permitir assinaturas SHA-1 em certificados. A Mozilla diz que as assinaturas SHA-1 em certificados “não são mais seguras o suficiente” e, portanto, não são mais suportadas.

Em outros lugares, os usuários do Linux se beneficiam de várias correções relacionadas ao desempenho do WebGL ao executar os drivers binários da NVIDIA; VA-API funciona em drivers mesa híbridos; e a caixa de seleção “dizer à Mozilla sobre o travamento” agora está marcada por padrão no Linux (em linha com a configuração padrão em outros sistemas).

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 103 em 26 de julho, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.