E o Firefox 102 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.
Agora, o Firefox 102 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.
Firefox 102 já está disponível para download
O ciclo de lançamento mensal do Firefox da Mozilla continua, e o Firefox 102 está aqui menos de um mês após o Firefox 101 com vários aprimoramentos para melhorar sua experiência de navegação na web.
Para usuários de Linux, essa versão apresenta suporte para Geoclue, um serviço D-Bus que fornece serviços de geolocalização quando necessário por determinados sites.
O Firefox 102 também melhora o recurso Picture-in-Picture adicionando suporte para legendas e legendas para os serviços de streaming de vídeo Dailymotion, Disney+ Hotstar, Funimation, HBO Max, SonyLIV e Tubi, e melhora ainda mais o modo de leitura de PDF ao usar o alto contraste modo.
Para desenvolvedores da Web, esta versão adiciona suporte para filtrar folhas de estilo na guia Editor de estilo das Ferramentas do desenvolvedor, adiciona suporte para a diretiva Wasm-unsafe-eval Content-Security-Policy (CSP), desativa o não padrão IDBMutableFile, IDBFileHandle, e IDBFileRequest e o método IDBDatabase.createMutableFile() por padrão, move a propriedade Window.sidebar somente do Firefox para trás de uma preferência e torna a API de script usada para inserir e remover CSS, executar scripts ou gerenciar o registro de conteúdo scripts disponíveis para extensões do Manifest V2 e adiciona suporte para TransformStreams.
Por último, mas não menos importante, o Firefox 102 implementa uma nova política corporativa chamada StartDownloadsInTempDirectory e uma preferência about:config
correspondente chamada browser.download.start_downloads_in_tmp_dir
para forçar o Firefox a colocar inicialmente os arquivos baixados em uma subpasta da pasta temporária do sistema operacional em vez de armazená-los na pasta pasta de download configurada.
Sobre isso, a Mozilla explica que:
“Arquivos abertos na caixa de diálogo ‘o que o Firefox deve fazer com este arquivo’ ou configurados para abrir automaticamente em aplicativos auxiliares permanecerão nesta pasta. Os arquivos salvos (não abertos como mencionado anteriormente) ainda terminarão na pasta de download do Firefox.”
Como instalar o Firefox
Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 102 em 28 de junho de 2022, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.
Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.
Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.
Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!
Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux.
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap