Firefox 101 já está disponível para download

E o Firefox 101 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 101 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 101 já está disponível para download

Firefox 101 já está disponível para download
Firefox 101 já está disponível para download

Sim. O Mozilla Firefox 101 já está disponível para download como uma pequena atualização que apresenta um punhado de alterações e várias melhorias.

Mas o Firefox 101 é uma atualização bem menor, então não espere mudanças importantes.

Provavelmente, a mudança mais interessante no Firefox 101 é o fato de que a Mozilla reimplementou o prompt de diálogo para salvar ou abrir arquivos, que foi removido no Firefox 98 quando a Mozilla implementou um fluxo de download otimizado.

Agora, os usuários poderão reativar esse prompt de diálogo por meio de uma nova opção adicionada logo após a seção Geral > Aplicativos em Configurações.

Na verdade, existem duas novas opções adicionadas, a saber, “Salvar arquivos” (padrão) e “Perguntar se deseja abrir ou salvar arquivos”.

Obviamente, os usuários poderão configurar o Firefox para lidar com tipos MIME para arquivos diferentes, como salvar um arquivo ou abri-lo com um aplicativo instalado em seu computador. A Mozilla detalha essa mudança em um artigo de suporte.

Outras mudanças na versão Firefox 101 incluem suporte para a consulta de mídia prefere-contrast para permitir que sites detectem se o usuário solicitou que o conteúdo da web seja exibido com maior ou menor contraste, a capacidade de usar a lupa no Firefox para Android para posicionar o cursor em formulários em páginas da Web no Android 9 ou posterior, bem como as correções de segurança mais recentes.

Para desenvolvedores da web, o Firefox 101 também apresenta três novos tamanhos de janela de visualização CSS, ou seja, pequeno (s), grande (l) e dinâmico (d), análise adequada dos parâmetros de codec AV1 em consultas de suporte de mídia, e ativação do protocolo WebDriver BiDi por padrão.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 101 em 31 de maio de 2022, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.