Matthias Clasen, do Projeto GNOME, anunciou o lançamento do GNOME 3.28.2, que traz como principal destaque uma correção que decreta o fim do vazamento de memória do GNOME Shell. Confira todas as novidades desse update.
- GNOME Shell Vanilla no Ubuntu e derivados? Veja como instalar
- Encaixe as janelas nos cantos do Ubuntu usando o WinTile
- Como alterar a velocidade das animações no Ubuntu 20.04 e superior
Chegando um mês após o lançamento do primeiro ponto, o GNOME 3.28.2 foi lançado com mais correções de bugs e melhorias para tornar o ambiente de desktop GNOME 3.28 o mais estável e confiável possível.
Entre as mudanças encontradas no GNOME 3.28.2 estão muitas correções para o NetworkManager e para duas falhas no Epiphany, melhor desempenho na coleta de lixo para corrigir o vazamento de memória do GNOME Shell, outras correções de vazamento de memória, e várias correções do GNOME Shell.
Além disso, agora o Mutter respeita inibidores quando estiver contabilizando para monitorar o tempo ocioso.
Essa atualização também traz correções de animação de janela no Wayland, e várias correções de compilação do FreeBSD também foram incluídas neste lançamento, bem como as outras supressões de correções de bugs e atualizações de tradução.
Fim do vazamento de memória do GNOME Shell?
O GNOME 3.28.2 inclui correções para o infame vazamento de memória do GNOME que todo mundo estava falando ultimamente.
No anúncio, Matthias Clasen disse o seguinte:
“Tenho o prazer de anunciar o lançamento do GNOME 3.28.2, o lançamento planejado para a série GNOME 3.28. Ele inclui inúmeras correções de bugs, melhorias de documentação e atualizações de tradução, com destaque para algumas correções para o amplamente discutido vazamento de memória do GNOME shell.”
Por conter correções para o vazamento de memória do GNOME Shell e várias outras importantes correções, o Projeto GNOME convida a todos os fornecedores de sistemas operacionais baseados em Linux que atualizem seus repositórios de software para os pacotes da pilha do GNOME 3.28.2o o mais rápido que for possível.
Dessa forma, os usuários também poderão atualizar seus computadores para o GNOME 3.28.2. Claro, isso inclui o recém-lançado sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), embora a Canonical tenha dito há algum tempo que trabalhou com os desenvolvedores do GNOME para incluir a correção para esse vazamento de memória.
Até que os pacotes do GNOME 3.28.2 cheguem aos repositórios de software ds distribuição Linux que você usa, você mesmo pode compilá-los usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou baixando os pacotes fonte aqui.
Infelizmente, ambos podem ser bem complicados de usar. Por isso, o ideal é aguardar a atualização fornecida pela sua distribuição.
Agora, o Projeto GNOME vai agora focar no próximo grande lançamento, o GNOME 3.30, que será lançado no dia 5 de setembro de 2018.
Quando você atualizar o Gnome do seus sistema, não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários, para que todos saibam como está essa atualização.