FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC

Em um anuncio recente, descobrimos que o FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC. Confira os detalhes dessa importante novidade.

FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.

O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.

Agora, o FFmpeg anunciou a introdução de um decodificador nativo para xHE-AAC (Extended High-Efficiency Advanced Audio Coding), marcando um aprimoramento significativo em seus recursos de decodificação de áudio.

FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC

FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC
FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC

Sim. O FFmpeg ganhou um decodificador nativo para xHE-AAC! Assim, a maioria dos streams xHE-AAC agora são suportados e atualizações para USAC e SBR estarão disponíveis em breve.

Para quem não está familiarizado com ele, xHE-AAC é um formato de codificação de áudio avançado que representa a mais recente evolução no AAC e suporta efetivamente uma ampla gama de taxas de bits, desde seis kbps até mais de 500 kbps.

Este novo desenvolvimento significa que o FFmpeg agora suporta uma gama mais ampla de fluxos xHE-AAC, embora com algumas limitações atuais.

Tal como está, o decodificador recém-implementado no FFmpeg pode lidar com fluxos xHE-AAC que não utilizam Spectral Band Replication (SBR), Unified Speech and Audio Coding (USAC) ou MPEG-H Surround.

No entanto, a boa notícia é que a equipe do FFmpeg também revelou que o suporte ao USAC e ao SBR está no horizonte.

Esses recursos são essenciais para aumentar a eficiência da compressão de áudio, especialmente em taxas de bits mais baixas, reutilizando componentes de alta frequência para melhorar a qualidade do som.

Apesar desses avanços, o FFmpeg continua recomendando o uso do Opus, conhecido por seu desempenho superior tanto na fala quanto na música, como codec de áudio preferido, especialmente para aplicações que exigem soluções de áudio robustas e versáteis.

Concluindo, a integração do xHE-AAC ao conjunto de codecs suportados do FFmpeg é um ótimo recurso, especialmente vantajoso para aplicativos de streaming com largura de banda flutuante.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.