O projeto FFmpeg lançou uma nova versão de seu framework, FFmpeg 4.2 Ada. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.
O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.
Agora, o projeto FFmpeg lançou uma nova versão principal de seu framework multimídia que é usado por vários jogos e aplicativos, o FFmpeg 4.2.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Novidades do FFmpeg 4.2 Ada
Apelidado de “Ada”, a série FFMpeg 4.2 introduz alguns novos recursos e melhorias, entre os quais podemos mencionar o suporte para decodificar arquivos AV1 através da biblioteca libdav1d, suporte para legenda ARIB STD-B24 (perfis A e C) baseado na biblioteca libaribb24 e suporte para decodificar conteúdo HEVC 4:4:4 no nvdec e cuviddec.
O FFmpeg 4.2 também vem com suporte para decodificação do conteúdo HEVC 4:4:4 no VDPAU (Video Decode e API de apresentação para Unix), suporte para usar o Clang para compilar kernels CUDA, a habilidade do mov muxer de gravar trilhas com linguagem não especificada ao invés de Inglês por padrão, um analisador GIF, bem como a remoção do componente libndi-newtek.
É claro que não há grandes versões do FFmpeg sem novos filtros, e parece que o FFmpeg 4.2 traz um monte deles, incluindo um filtro bitstream AV1 split frame, filtro tpad, filtro dedot, filtro freezedetect, filtro bitstream truehd_core, filtro anlmdn, filtro maskfun, bem como filtros chromashift e rgbashift.
O filtro lagfun, filtro asoftclip, filtro color, filtro xmedian, filtro asr, filtro derain, filtro deesser e filtro multimedia multimodal foram adicionados, juntamente com o demuxer dhav, demuxer vividas, demuxer KUX, demuxer IFV, demuxer hcom e decodificador, decodificador hymt, decodificador ARBC, decodificador agm, decodificador lscr, decodificador de vídeo VP4 e o codificador PCM-DVD.
Sob o capô, o FFmpeg 4.2 release é formado pela libavutil 56.31.100, libavcodec 58.54.100, libavformat 58.29.100, libavdevice 58.8.100, libavfilter 7.57.100, libswscale 5.5.100, libswresample 3.5.100 e bibliotecas libpostproc 55.5.100.
Para saber mais sobre essa versão do FFmpeg, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o FFmpeg 4.2 Ada
Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)
O que está sendo falado no blog
- Senadores dos EUA acusam o Google de colocar lucros antes do país
- Android Q Beta 6 lançado com ajustes de navegação por gestos
- FFmpeg 4.2 Ada lançado – Confira as novidades e instale no Linux
- Canonical confirmou uma Opção Experimental do ZFS no Ubuntu 19.10
- Red Hat Enterprise Linux 7.7 lançado – Confira as novidades e baixe