O projeto FFmpeg lançou o FFmpeg 4.1 com muitos novos filtros, decodificadores de codec e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
FFmpeg é um projeto de software livre que produz bibliotecas e programas que são utilizados para a manipulação de dados multimídia.
O programa é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.
Novidades do FFmpeg 4.1
FFmpeg 4.1 é a primeira grande atualização dessa framework multimídia de código aberto e multiplataforma que é usado em vários aplicativos e jogos voltados para multimídia.
Apelidado de “al-Khwarizmi”, o lançamento do FFMpeg 4.1 vem seis meses após a estreia em abril de 2018 da série “Wu” do FFmpeg 4.0.
É uma grande atualização que adiciona muitos novos filtros, decodificadores e codificadores de todos os tipos, bem como alguns novos recursos e aprimoramentos para tornar o FFmpeg o melhor backend multimídia gratuito do mercado.
Destaques do lançamento do FFmpeg 4.1 “al-Khwarizmi” incluem suporte para o codec AV1 altamente eficiente no contêiner MP4, um analisador AV1 para analisar fluxos codificados AV1, suporte mbedTLS baseado em Transport Layer Security (TLS), um demuxer SER, bem como um backend libtensorflow para filtros baseados em DNN como srcnn.
O FFmpeg 4.1 vem com vários codificadores e decodificadores novos e atualizados. Entre eles, podemos citar o decodificador ATRAC9, o decodificador de vídeo IMM4, o decodificador de vídeo Brooktree ProSumer, o decodificador MatchWare Screen Capture Codec, o decodificador WinCam Motion Video, o decodificador ilbc e o decodificador RemotelyAnywhere Screen Capture.
Os decodificadores de vídeo AVS2 também estão disponíveis no FFmpeg 4.1, implementados através das bibliotecas libdavs2 e libxavs2.
O decodificador VC1 foi atualizado para ser bit-exact, o decodificador e codificador de vídeo PCM também foram adicionados, juntamente com o suporte para decodificar o timecode S12M no H.264.
Há também inúmeros novos filtros nesta versão, incluindo filtro de desbloqueio, filtro tmix, filtro amplificador, filtro fftdnoiz, filtro adeclick, filtro adeclip, filtro wrapper lensfun, filtro de contraste de cores, filtro 1D LUT (lut1d), filtro transpose_npp, filtro multiplexador filtro, filtro chromahold, filtro setparams e filtro vibrance.
Além disso, os filtros cue e acue, filtros de áudio integrativos e integrativos, pal75bars e pal100bars filtram fontes de filtro, filtro de filtragem 3D Block-Matching 3d (bm3d), denoiser de áudio como filtro de afinidade, (a) filtro monitores de fluxo, filtro yadif_cuda, filtro xstack e uma fonte de filtro de áudio sinc também está incluída na versão 4.1 do FFmpeg.
Sob o capô, o FFmpeg 4.1 vem com as seguintes bibliotecas atualizadas: libavutil 56.22.100, libavcodec 58.35.100, libavformat 58.20.100, libavdevice 58.5.100, libavfilter 7.40.101, libswscale 5.3.100, libswresample 3.3.100 e libpostproc 55.3.100.
Para saber mais sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Instale ou atualize o FFmpeg
Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
FFmpeg no Linux
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora