Foi lançado uma nova versão do mais popular framework multimídia de código aberto, o FFmpeg 4.0, com vários novos recursos e aprimoramentos. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
O projeto FFmpeg produz bibliotecas e programas que são utilizados para a manipulação de dados multimídia.
FFmpeg é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.
O software suporta desde os formatos antigos mais obscuros, até os mais atuais. Resumindo, ele é uma solução multiplataforma e completa para gravar, converter e transmitir áudio e vídeo.
Novidades do FFmpeg 4.0
Chegando seis meses após a série 3.x, o FFMpeg 4.0 introduz filtros bitstream para edição de metadados em stream H.264, MPEG-2 e HEVC, um codificador MagicYUV experimental, Nvidia NVDEC-accelerated H.264, MPEG-1/2/4, HEVC, VC1, VP8/9 e MJPE hwaccel decoding, e Intel QSV-accelerated MJPEG encoding.
Também foram implementados novos codificadores e decodificadores nativos aptX, aptX HD e SBC, juntamente com suporte para decodificação VAJI MJPEG e VP8, um TiVo ty/ty+demuxer, codificador e hwaccel VideoToolbox HEVC, suporte a E-AC-3 dependent frames, bem como os codificadores AMD AMF HEVC e H.264.
O suporte para LibreSSL, uma implementação de código aberto dos protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security), foi implementado através da biblioteca libtls, codec2 codificação e suporte à decodificação via biblioteca libcodec2, suporte a AV1 através da biblioteca libaom, e suporte ao protocolo SRT do Haivision através da biblioteca libsrt.
O FFmpeg 4.0 descarta o suporte ao sistema operacional Windows XP obsoleto, com isso, agora a versão mínima suportada é o Windows Vista. Esta versão também remove o programa ffserver, assim como o ffmdec e ffmenc demuxer e muxer.
Novos filtros e componentes atualizados
Vários novos filtros foram adicionados nesta importante versão do FFmpeg, entre os quais podemos mencionar o filtro de áudio drick, filtro bitstream hapqa_extract, filtro vfrdet, filter_units bitstream filter, aiir audio filter, entropy video filter, video setrange filter, deconvolve video filter, filtro de mixagem de vídeo e filtro de áudio mcompand.
Além disso, há o filtro fillborders de vídeo, filtro audio lv2 wrapper, filtro acontrast audio, filtro de normalização de vídeo, filtro OpenCL overlay, filtro Intel QSV-accelerated overlay, VAAPI-accelerated ProcAmp (equilíbrio de cores), filtros denoise e sharpness, um filtro bitstream para extração E-AC-3 core, bem como um filtro hilbert audio.
O lançamento do FFmpeg 4.0 foi cortado do master em 2018-04-16 e lançado oficialmente em 20 de abril de 2018. Ele consiste na libavutil 56. 14.100, libavcodec 58. 18.100, libavformat 58. 12.100, libavdevice 58. 3.100, libavfilter 7. 16.100, bibliotecas libswscale 5.1.100, libswresample 3.1.100 e libpostproc 55.1.100.
Instale ou atualize o FFmpeg
É altamente recomendável que você atualize seu sistema operacional para o FFmpeg 4.0 o mais rápido possível. Para isso, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Conheça melhor o FFmpeg
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- AV Linux 2018.4.12 lançado – Confira as novidades e baixe
- Instalando o conjunto de ícones Rave-X Colors no Ubuntu
- FFmpeg 4.0 lançado oficialmente – Confira as novidades e atualize