Ferramenta pós instalação do Fedora: conheça Fedy

Com o lançamento do Fedora 29, muitos usuários irão instalar codecs e outros softwares que normalmente não vem na instalação padrão do sistema. Felizmente, para agilizar essa etapa, é possível usar o Fedy.


FEDY (anteriormente chamada de Fedora Utils) é uma ferramenta de pós instalação para o Fedora, que permite instalar itens adicionais que ficam faltando nos sistema, para deixá-lo ainda mais completo.

Ferramenta pós instalação do Fedora: conheça Fedy
Ferramenta pós instalação do Fedora: conheça Fedy

Ela permite instalar vários pacotes que normalmente não estão disponíveis nos repositórios oficiais do Fedora, tais como o Adobe Flash, o Java da Oracle, Atom, Brackets e muitos outros, bem como alguns ajustes, como uma melhor renderização de fonte ou a limpeza do lixo.

Ferramenta pós instalação do Fedora: conheça Fedy

Além do que já existe no programa, se você quiser adicionar seus próprios plugins personalizados, basta acrescentá-los ao ~/.local/share/fedy/plugins (você pode querer verificar alguns plugins existentes clicando nesse link).

Fedy tem uma interface simples e direta para você começar o mais rápido possível. Além disso, todas as ações são enfileiradas, para que você não precise esperar que algo seja concluído.

Apesar do Fedy poder suportar novas versões do Fedora antes do lançamento oficial, infelizmente, nem todos os pacotes que o aplicativo pode instalar estarão disponíveis. Por isso, pode acontecer de algumas coisas ainda não funcionarem na atual versão do Fedora.

Como instalar a ferramenta pós instalação Fedy

Para instalar a ferramenta pós instalação Fedy, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal como administrador;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o pacote que adiciona os repositórios do Fedy a seu sistema;

dnf install https://dl.folkswithhats.org/fedora/$(rpm -E %fedora)/RPMS/fedy-release.rpm

Passo 3. Em seguida, use esse comando para instalar os repositórios do RPMFusion;

dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o Fedy;

dnf install fedy

Pronto! Quando quiser iniciar o Fedy, digite fedy em um terminal, seguido da tecla TAB e você já pode começar a usar o programa.

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite fedy ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Se não conseguir localizar o comando de execução, execute o comando abaixo:

which fedy

Conheça outras opções

Se os recursos dele não forem suficientes para você, dê uma olhada nesse tutorial:

Instalei o Linux e agora? Instale PostInstallerF 1.5 no Fedora e Ubuntu

Gerenciamento de programas com easyLife no Fedora

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.