Procurando uma ferramenta para gerenciar escolas? Então instale o SchoolTool e descubra se ela pode ajudá-lo a administrar melhor a sua escola.
SchoolTool é um software livre e gratuito que fornece um ferramenta para gerenciar escolas.
Os objetivos do projeto são criar um sistema de informações estudantis simples, incluindo demografia, boletins, presenças, calendários e relatórios para escolas primárias e secundárias, bem como um arcabouço para construir aplicativos personalizados e configurações para escolas individuais e estados.
Ele utiliza uma interface web, é licenciado sob a GNU General Public License v2, escrito em Pyton usando o framework Zope 3, o programa trabalha com uma única escola.
Ele inclui o ingresso dos alunos e dados demográficos, classificação e relatório de grau, rastreamento do desempenho de habilidades dos alunos, competências ou resultados, atendimento, calendários e acompanhamento da intervenção.
O programa também é um framework para construção de aplicações personalizadas e configurações para escolas ou estados. Ele tem um forte suporte à tradução, localização e implantação automatizada.
Vale ressaltar que o SchoolTool não é um sistema de gestão de aprendizagem, ou LMS, como o Moodle, embora compartilhem alguns conjuntos de recursos que se sobrepõem, como um livro de notas.
Por trás deste projeto, estão os desenvolvedores da Shuttleworth Foundation, que pertence a quem? Sim. Mark Richard Shuttleworth, Fundador da Canonical e pai do Ubuntu.
Como instalar a ferramenta para gerenciar escolas SchoolTool no Ubuntu e seus derivados
Para instalar a ferramenta para gerenciar escolas SchoolTool no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:schooltool-owners/ppa
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install schooltool
Passo 5. Use o comando abaixo para reiniciar o serviço do programa;
sudo service schooltool restart
Passo 6. Se você quiser acessar o servidor SchoolTool de outros computadores na rede, digite este comando para abrir o arquivo de configuração:
sudo gedit /etc/schooltool/standard/paste.ini
Passo 7. Com o arquivo aberto, mude o item host para 0.0.0.0. (ele ficará nesse formato: host = 0.0.0.0). Se for para acessar o SchoolTool via proxy Apache, em seguida, mude o item host para host = 127.0.0.1;
Passo 8. Salve o arquivo e feche-o.
Passo 9. Depois da mudança, use o comando abaixo para reiniciar o serviço do programa;
sudo service schooltool restart
Como instalar a ferramenta SchoolTool manualmente ou em outras distros
Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.
Utilizando a ferramenta para gerenciar escolas SchoolTool
Depois de instalado, você já pode acessar o servidor do SchoolTool a partir de qualquer computador da rede usando o endereço IP.
Por exemplo, se o computador onde está instalado o programa tiver o IP 192.168.0.10, então você tem que digitar no navegador 192.168.0.10:7080, para acessar o aplicativo remotamente através da rede.
Desinstalando a ferramenta para gerenciar escolas SchoolTool no Ubuntu e derivados
Para desinstalar a ferramenta para gerenciar escolas SchoolTool no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo add-apt-repository ppa:schooltool-owners/ppa --remove
sudo apt-get remove schooltool
sudo apt-get autoremove