Transferência de arquivos: Instale a ferramenta Dukto R6 no Ubuntu

Se você quer transferir arquivos entre diferentes sistemas operacionais em uma rede local de um jeito fácil, experimente instalar a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 no Ubuntu e derivados.


Dukto R6 é uma ferramenta de transferência de arquivos multiplataforma e de código aberto. Ele é útil para transferir arquivos entre computadores de uma rede local sem ter que se preocupar com configurações, sistemas operacionais, clientes, servidores e assim por diante.

ferramenta de Transferência de arquivos: Instale a ferramenta Dukto R6 no Ubuntu
ferramenta de Transferência de arquivos: Instale a ferramenta Dukto R6 no Ubuntu

Oficialmente, Dukto está disponível para Linux, Windows e Mac OS X, mas também há alguns ports não oficiais para iOS, Blackberry, Android ou Maemo.

Conheça melhor a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6

Para saber mais sobre o programa, clique nesse link.

Instalando a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 no Ubuntu e derivados

Para instalar a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 no Ubuntu e derivados (12.04, 14.04, 14.10, 15.04, 15.10 e 16.04), faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Verifique qual a arquitetura de seu sistema acessando as Configurações do Sistema e a opção “Detalhes” ou usando o comando abaixo:

uname -m

Passo 3. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/colomboem/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/dukto.list"

Passo 4. Agora instale a chave do repositório usando o seguinte comando:

wget -q http://download.opensuse.org/repositories/home:colomboem/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/Release.key -O- | sudo apt-key add -

wget http://download.opensuse.org/repositories/home:colomboem/xUbuntu_16.04/Release.key
Passo 5. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 6. Agora instale o programa com este comando:

sudo apt-get install dukto

Como instalar a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB/RPM do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Usando a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6

Para iniciar o programa, digite dukto no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB), ou use algum atalho (se houver).

Dukto não requer qualquer configuração: você simplesmente instala ele nas máquinas que deseja transferir arquivos, executa o aplicativo nelas e pronto.

O aplicativo irá exibir automaticamente todos os computadores em sua rede local que estejam executando Dukto e você já pode começar a transferir arquivos.

Por padrão, os arquivos que você recebe são salvos na sua pasta pessoal, mas você pode mudar isso a partir das definições do programa.

Além de ser capaz de transferir arquivos e pastas em sua rede local, Dukto também suporta o envio de trechos de texto para que, por exemplo, você possa facilmente enviar um link de um computador para outro em sua rede LAN.

Cuidado! Esta ferramenta não é focada em segurança. Na verdade, o aplicativo não usa qualquer senha ou criptografia, de modo que seu desenvolvedor recomenda o uso somente em redes locais confiáveis.

Desinstalando a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 no Ubuntu e derivados

Para desinstalar a ferramenta de transferência de arquivos Dukto R6 no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove dukto
sudo apt-get autoremove

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.