Se depender dos trabalhos do grupo de hackers Odyssey Team, uma ferramenta de jailbreak do iOS 15 pode estar disponível em breve.
A história por trás das ferramentas para fazer o jailbreak do iPhone e iPad tornou-se cada vez mais problemática nos últimos anos, mas ainda hoje o trabalho árduo de pesquisar vulnerabilidades úteis para fazer o root de dispositivos Apple sempre valeu a pena.
Aqueles eram os bons dias do iOS 13, quando um grupo de hackers encontrou uma vulnerabilidade não corrigida que permitia um jailbreak permanente no iPhone e iPad com base em todos os chips da série A até o A11 Bionic.
Então, em 2021, uma nova ferramenta trouxe a capacidade de fazer o jailbreak de dispositivos mais recentes com o iOS 14 instalado; como o iPhone 12.
Agora, o momento parece propício para a chegada da primeira ferramenta de jailbreak compatível com iOS 15 e o desenvolvimento atual está nas mãos de um grupo de hackers conhecido como Odyssey Team.
Ferramenta de jailbreak do iOS 15 pode estar disponível em breve
Um dos desenvolvedores da equipe confirmou no Reddit que o progresso com a escrita da ferramenta é muito bom; e que poderia estar disponível em breve, espero que nos próximos meses.
Será chamado Cheyote e, infelizmente, já são conhecidas algumas limitações com as quais esta primeira versão chegará: uma acima de tudo, sabemos com certeza que funcionará apenas com versões entre iOS 15.0 e iOS 15.1.1, cujo lançamento remonta até novembro de 2021.
Aparentemente, o trabalho já está em andamento com o objetivo de expandir o suporte para versões do iOS até 15.4.1; mas isso deve levar mais tempo, pois a Apple está constantemente introduzindo mudanças no iOS; visando tornar o processo de jailbreak cada vez mais difícil à medida que novas versões de seu sistema operacional estão disponíveis.
Para aqueles que não estão familiarizados com ele, o processo de jailbreak é muito perigoso, a menos que você seja um usuário particularmente experiente e nerd; e permite remover algumas restrições de software iOS; para que o usuário possa acessar os arquivos do sistema e introduzir alterações funcionais chamadas de ajustes; ou o uso de temas não oficiais, bem como o sideload de aplicativos fora da App Store.
No lançamento, o Cheyote será a primeira ferramenta de jailbreak que pode ser usada com o iPhone 13 e iPad mini 6; como esses dispositivos estavam disponíveis em conjunto com a chegada do iOS 15 e iPadOS 15.
Claro que apenas desde que os proprietários desses dispositivos evitaram a pressa para a atualização de software mais recente; o que de fato impediria o downgrade para uma versão anterior que não poderia obter o jailbreak pela ferramenta Cheyote.
É claro que o lançamento oficial iminente do iOS 16 (setembro não está tão longe); poderia tornar a ferramenta de jailbreak para iOS 15 menos atraente; porém existe um nicho de entusiastas que não vão perder a oportunidade de usar a ferramenta; assim que estiver disponível.