Usuários do Fedora se preparem, pois graças a uma decisão do FESCo, o Fedora Workstation 41 usará apenas o Wayland, abandonando o X11.
O Fedora tem sido pioneiro na adoção do Wayland, já que a plataforma tem sido a principal experiência desde o Fedora Linux 36. No entanto, até agora, o suporte ao X11 sempre fez parte das imagens de instalação ISO da distribuição. Mas com o Fedora 41, isso vai mudar.
O Fedora Engineering Steering Committee (FESCo), um órgão regulador chave dentro do Projeto Fedora que supervisiona várias decisões técnicas relacionadas ao desenvolvimento da distro, decidiu por unanimidade, com todos votando a favor, que o próximo Fedora Workstation 41, com lançamento previsto para o final de outubro, contará exclusivamente com Wayland, deixando de lado os pacotes X11 mais antigos para GNOME.
Fedora Workstation 41 usará apenas o Wayland
Sim. O Fedora Workstation 41 usará apenas o Wayland. E por conta disso, a decisão de focar exclusivamente no Wayland para GNOME segue a descontinuação do suporte upstream do X11.
A mudança alinha o Fedora aos esforços contínuos para modernizar e agilizar as experiências do usuário em suas plataformas. E logo de cara, fazemos um esclarecimento importante para todos os fãs obstinados do X11.
Embora os pacotes do GNOME X11 não venham mais pré-instalados, eles permanecerão acessíveis nos repositórios mantidos pelo Grupo de Interesse Especial do GNOME e pelo Grupo de Trabalho de Estações de Trabalho para aqueles que desejam instalá-los manualmente.
Em outras palavras, os usuários que fizerem atualizações entre as principais versões do Fedora ainda terão o Xorg, pois ele permanece disponível através de atualizações locais.
Ao mesmo tempo, para aqueles com instalações recentes do Fedora 41, adicionar o Xorg exigirá a instalação manual dos pacotes necessários (“gnome-session-xsession
” e “gnome-classic-session-xsession
“).
Para os usuários, a transição para uma estação de trabalho GNOME exclusiva do Wayland significa um ambiente mais limpo e eficiente que aproveita os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de exibição gráfica.
Além disso, com a introdução do driver de vídeo NVIDIA 555 que inclui suporte de sincronização explícito, o Wayland se tornou muito mais agradável e eficiente do que o X11.
Para obter mais informações sobre a decisão do Fedora 41 de remover completamente o X11, consulte a própria proposta e o resultado da votação do FESCo.